O que muda em Teófilo Otoni com a vitória de Pimentel?

O que muda em Teófilo Otoni com a vitória de Pimentel?

Algumas pessoas ligadas ao governador eleito e ao PT já começaram a destilar o seu ódio para com a oposição na cidade. Tem cabido ao vereador Thalles Contão o papel de bombeiro para apagar os muitos incêndios provocados

A população de Teófilo Otoni votou predominantemente em Dilma e Pimentel. Mesmo assim há quem queira boicotar o envio de verbas e recursos para a cidade por causa do prefeito Getúlio Neiva, que apoiou o candidato tucano
A população de Teófilo Otoni votou predominantemente em Dilma e Pimentel. Mesmo assim há quem queira boicotar o envio de verbas e recursos para a cidade por causa do prefeito Getúlio Neiva, que apoiou o candidato tucano

Por David Ribeiro Jr.

Quem diria que o vereador Thalles Contão fosse ascender à condição de bombeiro tão rapidamente?! É que, com a vitória do candidato Fernando Pimentel para o governo de Minas, algumas pessoas já se inflamaram e começaram a tocar o terror na cidade, afirmando em reuniões, encontros fechados, e até mesmo através da imprensa, que não virá um único centavo para esta cidade enquanto Getúlio Neiva for prefeito. Para quem não consegue entender os motivos para uma declaração tão descabida, permita-me explicar: é que os fascistas de plantão estão com raiva de o prefeito, filiado ao PMDB, partido que indicou o candidato a vice na chapa de Pimentel, ter, segundo eles, virado a casaca e apoiado o candidato da então situação, Pimenta da Veiga.

Agora vamos aos fatos. Aos primeiros, pelo menos: Getúlio Neiva pode até ter outros defeitos. Não cabe a mim listá-los aqui. Mas, neste caso em particular, ele não foi um vira-casaca coisa nenhuma. Até porque, na realidade, sempre — sempre mesmo — manifestou o seu apoio ao grupo político do senador Aécio Neves. Até por causa das suas diferenças históricas com o PT local, que se traduzem agora, por exemplo, neste tipo de declaração. Às vezes até dá para entendê-lo. … Bem, de qualquer modo, eu não tenho procuração para defender o prefeito, e também não ganho para isso. Então vamos deixar que ele mesmo se defenda. Só não vou aqui colocar um defeito que o homem não tem.

O que esses inflamados arautos da nova ordem não conseguem entender é que, ao se comportarem assim, estão agindo como verdadeiros fascistas que não conseguem conviver com quem pensa diferente de sua orientação política. Por se tratar do PT, há quem prefira dizer que isso não é fascismo, e sim comunismo. !… A questão é a seguinte: se tivermos que discutir sociologia e ciência política, eu prefiro usar então a expressão “bolivarianismo”, que é uma variação muito peculiar do comunismo que aflorou em países da América Latina.

Mas voltemos a Teófilo Otoni. Diante de tamanho fogo, revolta e ira que tem incendiado algumas discussões nas rodas políticas, tem cabido ao jovem vereador Thalles Contão, do PT, o papel de bombeiro na cidade para conter os efeitos desses discursos inflamados. E o Thalles, convenhamos, até que tem se saído muito bem. Dia desses eu ouvi uma entrevista dele na Rádio 98 FM onde afirmava que o governador eleito, Fernando Pimentel, como um cidadão que preza pelo civismo e pelas instituições, não terá nenhum revanchismo contra a cidade. Até porque ele, o Pimentel, ganhou do Pimenta da Veiga aqui também. Foi uma fala muito feliz do jovem vereador Thalles Contão. Se tivéssemos mais bombeiros como ele entre os apoiadores de Pimentel, talvez nem víssemos tantos incêndios assim.

O jovem vereador Thalles Contão, a quem tem cabido o papel de bombeiro, para apagar as chamas provocadas em discurso inflamados na cidade (foto: Paraíba)
O jovem vereador Thalles Contão, a quem tem cabido o papel de bombeiro, para apagar as chamas provocadas em discurso inflamados na cidade (foto: Paraíba)

Então, respondendo à pergunta sobre o que muda em Teófilo Otoni com a vitória do Pimentel, a resposta é: “quase nada ou muito pouco”. A cidade já vem sofrendo muito com a recente queda no Fundo de Participação Municipal (FPM), resultado da má gestão da economia por parte do Governo Federal. Eu, particularmente, duvido que alguém vá querer colocar mais lenha na fogueira, principalmente levando em conta que, se isso continuar, quem pode morrer queimado — ou sapecado, como se diz lá na roça — é exatamente o povo da cidade que votou em Fernando Pimentel e em Dilma.

O governador eleito, Fernando Pimentel, do PT. ... Será que ele vai punir toda a cidade, e sua comunidade, por Getúlio Neiva não tê-lo apoiado?
O governador eleito, Fernando Pimentel, do PT. … Será que ele vai punir toda a cidade, e sua comunidade, por Getúlio Neiva não tê-lo apoiado?

Em momentos assim eu me lembro de duas frases que costumavam ser ditas pela ex-prefeita Maria José. A primeira é a seguinte: “na luta entre o mar e o rochedo, quem sempre sai perdendo é o peixe”. E a segunda é: “só a prática é coerente!”

Caramba! Estas são verdades indiscutíveis.

(texto orginalmente publicado na edição 170 do Jornal O REPÓRTER NOTÍCIAS)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.