TEÓFILO OTONI — O prefeito Getúlio Neiva (PMDB) sofreu um princípio de Acidente Vascular Cerebral (AVC) leve por volta das 15h30 da quinta-feira (21/07). Ele estava no banheiro de sua residência, no Bairro Ipiranga, quando sentiu-se mal e precisou ser levado às pressas por uma equipe de atendimento médico de urgência para a UTI do Hospital Santa Rosália.
Uma coletiva de imprensa foi realizada no início da mesma noite no auditório do hospital com a presença do coordenador da UTI da unidade, o médico Phylipe Ganem, o vice-prefeito Dr. Ilter (PSDB), que também é médico e diretor daquele hospital, e o presidente municipal do PMDB, Nagib Nedir.
Segundo Ganem, o prefeito sofreu uma isquemia leve, e, passado o susto inicial, se recuperava bem na UTI do Santa Rosália, onde foi mantido internado sob observação médica. “Getúlio estava com o quadro de pressão alta, e acabou sofrendo um AVC isquêmico”, declarou o médico.
Ainda de acordo com Phylipe, a sobrecarga de trabalho e atividades dos últimos dias pode ter contribuído para o mal súbito, aliado a uma dieta incompleta. O fato de o prefeito ser fumante também pode ter sido um fator agravante. “Porém, por ora, falamos de suposições, pois ainda estamos no início dos diagnósticos. Somente com uma análise mais profunda do quadro de saúde do senhor Getúlio Neiva é que poderemos afirmar com certeza o que causou a enfermidade”, salientou.
Recuperação e sequelas
Cerca de uma hora depois do acontecido, o prefeito Getúlio Neiva já conversava com os familiares e brincava com as pessoas que o visitava. “O quadro clínico dele está estável; por enquanto ficará sob observação. Não vemos riscos mais sérios para a saúde dele”, declarou Phylipe Ganem.
Apesar da rápida e boa recuperação, ainda segundo o coordenador da UTI, o prefeito Getúlio Neiva deverá apresentar pequenas sequelas na fala e na movimentação do braço esquerdo.
Por sua vez, o vice-prefeito Dr. Ilter, que é diretor clínico do HSR, garantiu que o hospital tem todas as condições de oferecer o tratamento necessário para a plena recuperação do prefeito. Mesmo assim, familiares preferiram levá-lo para Belo Horizonte, a fim de realizar exames de rotina e, ao mesmo tempo, sair do tumulto que seria a sua permanência na cidade neste momento.
Política
Indagado se a complicação na saúde de Getúlio Neiva pode influenciar a pré-campanha do PMDB, uma vez que ele foi escolhido como pré-candidato à reeleição na convenção realizada no dia anterior ao mal súbito (quarta, dia 20), o presidente municipal da legenda, Nagid Nedir, afirmou que o prefeito continua pré-candidato, e que o PMDB não tem plano B. “Na verdade nem é o momento de falarmos em política, e sim de torcermos pela plena recuperação do cidadão Getúlio Neiva. Já em relação a esta questão, tudo continua como antes. Conversei com o prefeito e estamos confiantes em sua recuperação para a administração do município, que tanto precisa da sua capacidade administrativa. Agora, vamos agradecer a Deus e rezar pela sua saúde, pois Getúlio é um homem forte e já passou por situações ainda piores. Não é esta que vai abalar a sua fortaleza”, finalizou.
No decorrer do dia, vários políticos, entre vereadores e pré-candidatos a prefeito, emitiram nota e declarações à imprensa lamentando o ocorrido e desejando a recuperação imediata do prefeito Getúlio Neiva.
(com informações do Diário de Teófilo Otoni online)