Por David Ribeiro Jr.
TEÓFILO OTONI
Eis aí uma daquelas situações complicadas de se entender. Na tarde de quinta-feira, 04 de agosto, as redes sociais foram tomadas, em Teófilo Otoni, por esta foto aí em baixo.
A primeira legenda dava conta de que 21 partidos que, em tese, apoiavam o PMDB naquele momento, e, por conseguinte, o prefeito Getúlio Neiva, teriam se reunido em um hotel da cidade para convidar o deputado estadual Neilando Pimenta (PP), ao centro da foto, para ser o candidato do grupo à Prefeitura de Teófilo Otoni.
A foto começou a circular pouco depois das 15:00h e logo havia se espalhado com uma velocidade incrível. Até aí, tudo bem! Faz parte do jogo político-eleitoral. O problema é que depois de todo o disse-que-disse que tomou conta da cidade com a publicação da foto, algumas pessoas começaram a republicar a mesma foto com uma legenda diferente, afirmando que o grupo estava reunido, sim, mas em torno da manutenção do apoio ao prefeito Getúlio Neiva, ainda se recuperando do AVC isquêmico sofrido no dia 21 de julho.
À noite o mesmo grupo, com alguns acréscimos, voltou a se reunir. Mas desta vez o prefeito Getúlio Neiva teria sido ouvido, via telefone, quando teria dito que está há quarenta anos na vida pública, e que nunca desistiu de uma luta. Ou seja: Getúlio estava no páreo. Já na tarde de sexta-feira outra reunião ocorrida na Câmara Municipal envolvendo representantes dos mesmos 21 partidos confirmou o nome de Getúlio como candidato a prefeito do grupo e Dr. Ilter como vice.
Quem somos nós, que não estivemos na reunião — eu, pelo menos, não estive em nenhuma delas — para dizer o que, de fato ocorreu! Mas admito que ficou algo assim… meio estranho. Afinal, os representantes dos 21 partidos foram ou não até o deputado estadual Neilando Pimenta para convidá-lo a se candidatar?
Sinceramente, a impressão que se tem é que eles realmente foram, mas que Neilando, como já havia dito que faria, negou o convite. Informações de uma pessoa próxima ao deputado dão contas de que Neilando não tem, pelo menos neste momento, nenhum interesse em se candidatar, embora possa, sim, apoiar fortemente um nome com reais chances de vencer.
Ontem (08/08), os partidos encaminharam as suas atas para a Justiça Eleitoral. Pelo menos cinco candidaturas estão previstas nos documentos, mas o nome do deputado estadual Neilando Pimenta não está registrado em nenhuma ata. Contudo, os apoiadores de Getúlio andam alardeando aos quatro ventos que, se Getúlio, por algum motivo, não puder levar a campanha até o final, o grupo não abre mão de que Neilando Pimenta seja o candidato do grupo — até porque a Legislação Eleitoral prevê a substituição de candidatos até 20 dias antes da eleição.
Agora uma observação: se o deputado Neilando Pimenta não tem interesse de se candidatar, como insiste em afirmar, por que não quis comparecer à abertura da EXPONOR? Se ele, por enquanto, não é candidato a nada, qual o problema?
A única coisa que é certa é que até o dia 16 de agosto, quando, de fato, começa a campanha, muita água ainda vai passar por debaixo da ponte.
E, como eu sempre digo: que viver, verá!