Por David Ribeiro Jr.
Em assembleia no último final de semana o diretório municipal em Teófilo Otoni do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) elegeu como seu novo presidente o atual titular da Secretaria Municipal de Integração Regional e Trabalho, Clélio Gosling, o Pelé, como presidente da legenda. Caberá a ele, com a sua eleição, conduzir os rumos do partido no processo eleitoral do ano que vem, ocasião em que os teofilotonenses deverão escolher o seu novo prefeito — ou optar pela reeleição do atual, Getúlio Neiva.
Dr. ILTER
Alguns entendidos de política (e alguns palpiteiros também) preferem acreditar que a eleição de Pelé para presidente do PSDB tem o propósito de deixar o ex-presidente da legenda, o médico e vice-prefeito Dr. Ilter Volmer Martins, que agora é secretário-geral, livre para começar a se expor visando uma candidatura majoritária. Ou seja: Dr. Ilter pode ser o candidato do partido nas eleições do ano que vem. Simples assim!
ACORDO
Em 2012, quando da última eleição, foi amplamente divulgado que o PSDB só aceitou compor com o então candidato Getúlio na condição de que Getúlio, se eleito, ficaria apenas um mandato à frente da Administração Municipal e apoiaria o Dr. Ilter em 2016. Na época do acordo o PSDB era o mesmo partido que detinha o Governo do Estado e se projetava como favorito à sucessão de Dilma Rousseff. Ocorre que o PSDB perdeu as eleições estaduais (o que em 2012 ninguém acreditava que poderia acontecer) e perdeu, também — mais uma vez —, as eleições nacionais para o PT, que incrivelmente conseguiu reeleger Dilma Rousseff.
Sendo assim, pergunto: qual será, então, o futuro do PSDB local nas eleições do ano que vem?
Quem viver, verá!