Discurso da LBV, que tem reconhecido trabalho em Assistência Social e Educação, é acompanhado por países membros das Nações Unidas
Na quinta-feira (9/7), a Legião da Boa Vontade (LBV) foi convidada para um pronunciamento oficial na Reunião de Alto Nível do Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (Ecosoc/ONU). A declaração foi apresentada às autoridades internacionais presentes na sede das Nações Unidas em Nova York/EUA e transmitida em tempo real pela ONU TV. O evento ocorreu de 6 a 10 e mobilizou nações, organizações e autoridades com o objetivo de buscar prioridades comuns para a transição dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (que se encerram este ano) para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
No discurso, o representante da LBV na ONU, Danilo Parmegiani, afirmou que a Educação, como estabelece a proposta da Instituição, deve ser a principal ferramenta para o cumprimento das metas pós-2015 e a formação de cidadãos plenos e solidários. “Somente uma educação eficiente e uma reeducação eficaz podem pavimentar um futuro de prosperidade, dignidade, sustentabilidade e paz. (…) Acima de tudo, esta mensagem da Legião da Boa Vontade destaca a importância do altruísmo como uma revolução que deve ocorrer nas almas de todas as pessoas, em todos os setores, em todos os sistemas, como um passo fundamental para o sucesso e o cumprimento de todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, destacou.
Desde o início dos debates, a LBV participou ativamente da conferência e levou recomendações de boas práticas nas áreas de educação, assistência social e desenvolvimento sustentável, com relatório traduzido para os seis idiomas oficiais da ONU (árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo) que teve a contribuição de organizações dos Estados Unidos, Argentina, Paraguai e Uruguai, no 11º Fórum Intersetorial Rede Sociedade Solidária — 8a Feira de Inovações.
A participação da LBV se dá também por meio da revista BOA VONTADE Desenvolvimento Sustentável, publicada em quatro idiomas (inglês, francês, espanhol e português). Nela, encontra-se a mensagem fraterna e ecumênica do diretor-presidente da Instituição, José de Paiva Netto, intitulada “Altruísmo — uma revolução”, que convida à reflexão: “(…) Coloquemos sempre um pouco de misericórdia, somada ao justo bom senso, no nosso olhar, nas atitudes para com o próximo, conhecido ou não; na interação com o vizinho, seja ele indivíduo ou país. A tão sonhada Paz pode vir também desse entendimento”.
LBV na ONU
A Legião da Boa Vontade é uma organização da sociedade civil com status consultivo geral no Conselho Econômico e Social (Ecosoc) das Nações Unidas, desde 1999, e associada ao Departamento de Informação Pública (DPI) da ONU, desde 1994. Essa condição lhe permite participar e contribuir para a discussão dos temas de desenvolvimento propostos pelo organismo internacional e seus países membros.
Para saber mais, acesse: http://www.boavontade.com/noticias/em-nova-york-lbv-participa-da-reuniao-de-alto-nivel-de-conselho-da-onu.