A Câmara Municipal de Teófilo Otoni realizou uma Sessão Solene de Entrega de Títulos de Cidadania Honorária ao juiz do Trabalho Dr. Newton Gomes Godinho e ao deputado federal Reginaldo Lopes, na sexta-feira (21/11/2014), às 20 horas, no Plenário do Legislativo teofilotonense – à Praça Tiradentes, nº 170, Centro. Ambas as outorgas dos títulos foram aprovadas por unanimidade.
O título entregue ao Dr. Newton Godinho foi requerido pelo ex-vereador Dr. Adail Jaques Prates Rodrigues. O vereador Thalles Contão requereu o Título que foi entregue ao deputado federal Reginaldo Lopes.
Solenidade
A abertura da solenidade foi realizada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Northon Neiva (PMDB). Após a execução do Hino Nacional Brasileiro pelo Sargento Chaves — integrante da Banda de Música da 15ª RPM, o vereador Thalles Contão, na Tribuna, discorreu sobre a trajetória do homenageado deputado federal Reginaldo Lopes. Após receber o Título de Cidadão Honorário de Teófilo Otoni das mãos do vereador Thalles Contão — ao lado da ex-prefeita de Teófilo Otoni, Maria José Haueisen Freire — o homenageado Reginaldo Lopes agradeceu pelo título.
Na Tribuna, o ex-vereador Dr. Adail Jaques Prates Rodrigues explanou um pouco sobre os motivos que o levaram, quando vereador, a requerer a homenagem ao juiz do Trabalho Dr. Newton Godinho. Ele disse: “a história de vida do Dr. Newton Godinho é muito mais do que a simples trajetória de uma pessoa que, mesmo nascendo em uma família simples, superou desafios e venceu. … Histórias assim nós temos aos montes por aí… O que faz do Dr. Newton Godinho um exemplo de vida e um caso único é a paixão que dedicou ao seu sonho, à sua carreira e a tudo o que empreendeu. … Paixão, meus amigos. Isto é o que torna este homem único. Isso é o que o distingue. Isso é o que o torna tão especial. Isso é o que me fez ver nele alguém a quem eu gostaria de chamar de irmão, e, por isso, quando vereador, não pensei duas vezes para requerer aos meus pares daquela legislatura o título de Cidadão Honorário para este ilustre mineiro. E, a partir de hoje, um ilustre teofilotonense também. Dr. Newton, espero, sinceramente, que, a partir de hoje, o senhor possa se sentir tão teofilotonense, como nós até já o vimos. De coração, muito obrigado por aceitar ser nosso irmão!”, concluiu.
O magistrado recebeu do Dr. Adail o Título de Cidadão Honorário de Teófilo Otoni acompanhado da esposa Márcia Maria M. Godinho e do deputado federal Dr. Ademir Camilo.
O presidente do Legislativo convidou o vereador Renan Pereira “Renan Detetive” para ler na Tribuna uma correspondência do irmão do homenageado, Dr. Glaydson Gomes Godinho, que não se fez presente porque era um dos conferencistas no Congresso Mundial de Ortopedia.
Dr. Newton Godinho também foi homenageado pela Polícia Militar com um diploma, que lhe foi entregue pelo Tenente Marco Aurélio.
Na Tribuna, o homenageado, num discurso emocionante, relembrou a sua trajetória — desde seu nascimento em Água Boa (MG) até os dias atuais. Declamou poemas durante seu pronunciamento e agradeceu a homenagem.
A ex-prefeita Maria José (PT) também fez uso da palavra enaltecendo as qualidades dos homenageados.
Em seu pronunciamento, o deputado federal Dr. Ademir Camilo destacou a relevância da atuação de ambos os homenageados.
O prefeito de Teófilo Otoni, Getúlio Neiva, por sua vez, elogiou os homenageados e ressaltou o merecimento de ambas as homenagens.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Northon Neiva, encerrou a solenidade.
Ausências justificadas
Os vereadores Dr. Gilson “Dentista”, “Nilo Rodas”, “Raulino do Sindicato” e Marcos “Caracas” justificaram suas ausências. Também o fizeram o ex-prefeito de Teófilo Otoni Luiz Leal, que solicitou ao Procurador Jurídico da Câmara Municipal, Dr. Carlos Liesner, que o representasse, a Desembargadora Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, Dra. Laura Franco Lima de Faria, e o advogado e professor Dr. Dárcio Guimarães de Andrade.
Presenças
Dentre as inúmeras presenças, a equipe do cerimonial destacou o prefeito de Fronteira dos Vales, Hayden Matos Batista, “Dr. Branco”; o advogado e professor de Direito Dr. Wagner Rachid Scofield; o presidente do Conselho Deliberativo do Automóvel Clube de Teófilo Otoni Dr. Belmiro Matias; Dr. Jaílson Pacheco; Maria Helena Costa Salim e Pio de Castro.
Com informações de Aníbal Gonçalves (Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Teófilo Otoni)
– Colaborou: Sandra Avelar – Fotos: Ronnie Wagner “Paraíba”
Breve currículo do homenageado juiz do Trabalho Dr. Newton Gomes Godinho
Da vontade de realizar um sonho antigo da mãe, o juiz do Trabalho Dr. Newton Gomes Godinho decidiu, ainda menino no município de Água Boa, no Vale do Rio Doce, que seguiria carreira no Direito. Ao tomar o Direito como meta de vida, Dr. Newton deixou Água Boa e partiu para a capital mineira para estudar na Universidade Federal de Minas Gerais.
Em Belo Horizonte, em 1972, Dr. Newton realizou o sonho da mãe e também o seu. Formou-se em Direito, atuou como advogado Trabalhista, trabalhou na Administração Pública Municipal, foi professor durante 17 anos na Faculdade de Itaúna, na região centro-oeste de Minas Gerais, e na Faculdade Milton Campos, em Belo Horizonte.
Também na capital mineira, Dr. Newton casou-se e teve três filhos.
O caminho de magistrado começou a ser traçado em 1993 quando foi aprovado como Juiz Substituto. Naquela época, percorreu diversas cidades mineiras.
O juiz tem fama de conciliador e busca nos símbolos do Direito a Igualdade, representada pela balança. “No exercício da magistratura sempre busquei semear o sentimento de conciliação. Acho que julgar é apenas um dever, mas a missão está em conciliar”, ressalta Dr. Newton.
Ao falar da sua paixão pelo Clube Atlético Mineiro, Dr. Newton diz considerar que o sentimento de torcedor o afasta do equilíbrio de que a sua profissão tanto necessita.
Em breves palavras, temos um pouco da trajetória do Dr. Newton e de uma das suas paixões, o Galo. (Transcrição parcial – Texto: http://www.jornalanoticia.net – 29/Agosto/2014]
Breve currículo do homenageado deputado Federal Reginaldo Lopes
Reginaldo Lázaro de Oliveira Lopes, nasceu em Bom Sucesso, Minas Gerais. Filho de trabalhadores rurais é o quarto filho em uma família de sete irmãos.
Economista, pós-graduado em Gestão de Pequenas e Micro-empresas pela Universidade Federal de São João del-Rei, Reginaldo Lopes também presidiu o Partido dos Trabalhadores do Estado de Minas Gerais por 2 mandatos.
É considerado um dos parlamentares mais atuantes do Congresso Nacional.
O deputado levou creches e ônibus escolares para centenas de municípios mineiros – inclusive, atendendo a reivindicação do vereador Thalles Contão, trouxe ônibus escolares para Teófilo Otoni.
O deputado Reginaldo Lopes articulou a liberação de milhões em emendas para as Universidades Federais; sendo responsável direto pela ampliação dos câmpus de Escolas Técnicas Federais em Minas Gerais.
Também atendendo a reivindicação do vereador Thalles Contão, o deputado articulou a implantação em Teófilo Otoni do antigo IFET – hoje Instituto Federal Norte de Minas Gerais – cujas obras já foram iniciadas pela gestão do prefeito Getúlio Neiva, sendo que as aulas começam em Fevereiro do próximo ano.
O deputado é também autor da chamada Lei da Transparência, que regulamenta o acesso às informações públicas.
O deputado Federal Reginaldo Lopes foi reeleito e obteve a maior votação entre os candidatos em Minas Gerais. Ele terá pela frente o seu quarto mandato consecutivo. (Fonte: http://www.reginaldolopes.com.br)