TEÓFILO OTONI — Depois de aproximadamente 20 anos atendendo à população da cidade e região, o Ponto Frio, uma das empresas mais tradicionais do nosso comércio varejista, fechou as portas sem nenhum aviso prévio aos seus clientes. De acordo com o que foi apurado, nem mesmo os funcionários tinham certeza do fechamento. Havia um disse que disse, mas nada de concreto. Na segunda-feira, 28 de janeiro, ao chegarem para trabalhar, vários funcionários depararam com as portas da empresa fechadas.
De arrasador a arrasado
Nos últimos 20 anos o Ponto Frio foi o responsável por mudar completamente o paradigma da venda no varejo de eletrodomésticos e eletroeletrônicos em Teófilo Otoni. Depois da sua instalação, várias lojas locais, que ainda insistiam e adotar velhos mecanismos e metodologias de venda ultrapassadas, fecharam as suas portas diante da publicidade agressiva e da forma arrojada com que o Ponto Frio chegava a oferecer produtos que poderiam ser parcelados em até 36 vezes no carnê.
Contudo, na última década o Ponto Frio viu algumas novas empresas se instalarem em Teófilo Otoni com muito mais apelo popular, como é o caso da própria Casa Bahia, que também foi adquirida no mesmo ano de 2009 pelo GPA, controlador do Ponto Frio. O surgimento de outras lojas mais bem localizadas do que o Ponto Frio trouxe um novo mix de possibilidades para os compradores. O resultado foi uma significativa queda nas vendas da loja local da empresa, que, indisposta a manter uma unidade deficitária, optou pelo fechamento.
Corporativistmo
O Ponto Frio, desde 2009 está sob direção do Grupo Pão de Açúcar (GPA), que também controla os Supermercados Pão de Açúcar, as Casas Bahia, o Extra Supermercados, a Assaí Atacadista, a Partiu Viagens, a E-hub, a Cdisccount, além de possuir as seguintes marcas exclusivas: Taeq, Club des Sommeliers, Casino, Finlandek, Qualitá, Caras do Brasil, Bartira, Chef e Econobom. Ao fechar as portas em Teófilo Otoni a empresa deixou apenas um cartaz orientando os clientes a pagarem os seus carnês na Casa Bahia, que pertence ao mesmo grupo empresarial.
Apesar do fechamento da unidade local, o Ponto Frio continua como uma das empresas mais sólidas do seu segmento no Brasil, além de deter uma enorme fatia do mercado virtual do País neste segmento.