Northon Neiva é reeleito presidente da Câmara Municipal de Teófilo Otoni

Northon Neiva é reeleito presidente da Câmara Municipal de Teófilo Otoni

O presidente reeleito, Northon Neiva (PMDB) entre o vice-presidente eleito, vereador Renan Pereira, do PDT (dir) e a vereadora Mila, eleita primeira secretária (esq)
O presidente reeleito, Northon Neiva (PMDB) entre o vice-presidente eleito, vereador Renan Pereira, do PDT (dir) e a vereadora Mila, eleita primeira secretária (esq)

DA REDAÇÃO

Na tarde desta terça-feira (23/12) a Câmara Municipal de Teófilo Otoni realizou a reunião preparatória em que foi eleita a nova Mesa Diretora da Casa. Para a Presidência da Mesa, o principal cargo disputado, havia cinco nomes inscritos: o do então presidente Northon Neiva Diamantino (PMDB), que concorria à reeleição; Eduardo Sulz (PR), o Dedeu Baterias, então vice-presidente; Dr. Samir Sagih El Aouar (PHS); Rômulo Barreiros (PSB) e Daniel Sucupira (PT).

Depois de aberta a sessão, iniciaram-se os trabalhos sem delongas colocando em apreciação os nomes inscritos para presidente. Dois dos nomes retiraram a candidatura ainda na fase preliminar: Dedeu Baterias e Dr. Samir. Em seguida deu-se início a eleição para presidente de forma aberta, onde cada vereador, ao ser chamado, anunciava formalmente o seu voto. O vereador Daniel Sucupira obteve três votos: o seu, o do vereador Assis da Prefeitura (PRP) e o do vereador Rômulo Barreiros que, na hora de votar, retirou o seu nome e anunciou o seu apoio ao colega petista. Por sua vez o vereador Northon Neiva obteve os demais dezesseis votos, sagrando-se vencedor da disputa e repetindo o que ocorreu durante a Legislatura 2005-2008, quando foi o presidente da Casa pelos quatro anos.

Em seguida anunciou-se a eleição para vice-presidente. Havia, do mesmo modo, outros cinco nomes inscritos, mas quatro retiraram a sua candidatura ainda na fase preliminar. Assim, o vereador Renan Pereira (PDT) foi eleito vice-presidente com 19 votos.

Por último a vereadora Maria Emília Pinto Soares, a Mila de Mucuri, do PMDB, foi eleita primeira secretária, também com 19 votos.

Pronunciamento

Ao fazer uso da palavra, assim que terminou a eleição, o vereador Northon Neiva, já reeleito presidente da Casa, disse que, uma vez que o pleito estava encerrado, já não havia mais vencedores nem vencidos. Havia, sim, um grupo de homens e mulheres públicos, todos devida e legitimamente eleitos pela população teofilotonense, e todos igualmente interessados no bem comum da comunidade. Agora, disse ele, o seu gabinete se mantém aberto não apenas para os que nele votaram, mas também para os demais, uma vez que a eleição para a Mesa Diretora é um processo interno do Legislativo, muito mais administrativo do que político, e não pode interferir no bom funcionamento da Casa, que não se divide em blocos. “Afinal”, disse Northon, “no final de todo e qualquer pleito ou votação, quem escolhe é a maioria”.

Agradecimentos

Northon fez questão, ainda, de agradecer a cada vereador que votou em seu nome, e mesmo aos que não votaram, mas que mantiveram um bom nível de eleição. Agradeceu aos funcionários da Casa, aos assessores, à cobertura de toda a imprensa, e, principalmente, ao povo, que é a razão de a Câmara Municipal existir.



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.