“Ademir Camilo quer formar chapa em Teófilo Otoni com insatisfeitos e dissidentes dos grupos já consolidados”, garantem pessoas ligadas a ele

“Ademir Camilo quer formar chapa em Teófilo Otoni com insatisfeitos e dissidentes dos grupos já consolidados”, garantem pessoas ligadas a ele

Por David Ribeiro Jr.
Teófilo Otoni

O deputado federal Ademir Camilo (PROS-MG), que começou a sua vida pública como vereador em Teófilo Otoni (na época pelo PSDB), está, segundo pessoas ligadas a ele, tentando voltar às origens e às suas raízes políticas na cidade que o projetou ao cenário político nacional.

Uma fonte com quem conversei hoje pela manhã assegurou que o deputado não está tão longe de Teófilo Otoni, como a maioria da população pensa — e, de fato, é o que todo mundo diz nas rodas políticas. “Na verdade”, me garantiu a fonte, “Ademir tem vindo sistematicamente ao município para se encontrar com correligionários e amigos com o objetivo de discutir as eleições do ano que vem”. De acordo com a minha fonte, as pessoas pensam que Ademir anda sumido em função de ele [Ademir] preferir não ficar aparecendo na imprensa local a cada vez que vem à cidade.

Entendi.

Ainda segundo a mesma fonte, uma das estratégias do deputado, que pensa em apoiar uma chapa vitoriosa à Prefeitura de Teófilo Otoni em 2016, é conseguir reunir, além das pessoas ligadas a ele, o maior número possível de lideranças que hoje são dissidentes dos dois grupos políticos mais consolidados na cidade — no caso, o grupo de Getúlio Neiva e o grupo do PT —, e mesmo algumas pessoas que, embora ainda se mantenham ligadas a esses grupos, há muito que têm demonstrado a sua insatisfação com os rumos que têm sido dados pelos caciques dos seus respectivos grupos na condução das políticas partidárias.

Ademir, pensando assim, garante a minha fonte, estaria se encontrando com muitas lideranças políticas com o propósito de costurar uma aliança que resulte numa ampla frente política nas eleições do ano que vem. A ideia é que essa frente nem seja considerada meramente uma terceira via, e sim “a via” para agregar o maior número de possibilidades e atender aos anseios da população.

É importante lembrar que nas eleições de 2012 o deputado federal Ademir Camilo apoiou publicamente a candidatura da então vereadora Fátima Dantas (PSC), que ficou em terceiro lugar na disputa. Em 2014, à frente do PROS, apoiou Fernando Pimentel e foi o coordenador da campanha vitoriosa do governador eleito no Nordeste de Minas (apesar da sua baixa votação, principalmente em Teófilo Otoni). Diante disso, cabe uma ponderação e uma pergunta.

Ponderação
Pimentel é do PT (o mesmo partido de Daniel Sucupira em Teófilo Otoni), e o seu vice, Antônio Andrade, do PMDB (o partido de Getúlio Neiva).

Pergunta
Será que o Governo do Estado, que hoje já tem dificuldade para definir o seu apoio em Teófilo Otoni com duas pré-candidaturas postas — e fortes candidaturas, por sinal, caso venham a se consolidar — entre os partidos da sua base política na cidade, aceitará essa terceira via sem protestos?

Continuando! E como ficarão nomes como Ricardo da Emex, que apoiou Ademir nas eleições de 2014, e hoje parece muito mais próximo de Getúlio Neiva, e da própria Fátima Dantas, que costuma dizer ter dificuldades ideológicas para transitar entre os grupos aí colocados? Como Ademir pretende costurar essa sua aliança sem ferir a sensibilidade de tanta gente envolvida no processo?

E mais: de onde virão os recursos para bancar e subsidiar essa campanha, uma vez que em todos os pleitos as campanhas eleitorais em Teófilo Otoni vêm ficando mais caras? Ainda mais agora que as empresas estão proibidas de doar.

Quer saber as respostas para todas essas indagações?… Pois então aguarde nos próximos capítulos. De nossa parte, deixamos este espaço aberto para o deputado Ademir Camilo apresentar o seu projeto político para Teófilo Otoni.

E, como sempre digo, quem viver, verá!

Por David Ribeiro Jr.

David Ribeiro Jr. é editor-chefe do Portal minasreporter.com

E-mail: davidsanthar@hotmail.com



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.