Atlético vence Cruzeiro com estrela de Pratto e categoria de Guilherme e garante vaga na final.
A categoria de Guilherme e a estrela de Lucas Pratto decidiram o clássico, válido pelo segundo jogo da semifinal do Campeonato Mineiro, neste domingo, no Mineirão. O armador saiu do banco, deu duas assistências para o argentino, que marcou os gols da vitória do Atlético por 2 a 1 sobre o Cruzeiro. De Arrascaeta descontou. O triunfo classificou o time do técnico Levir Culpi para a decisão do Estadual. O adversário sai da partida entre Caldense e Tombense.
A classificação embala o Galo para um compromisso importante na Copa Libertadores. O Atlético recebe o Colo Colo, nesta quarta-feira, no Independência, e precisa vencer por dois ou mais gols de diferença.
O Cruzeiro agora tem que esquecer a eliminação para o maior rival, por mais doloroso que seja, e se superar para buscar uma vaga nas oitavas de final da Copa Libertadores. O time de Marcelo Oliveira encara o Universitario, no Mineirão. Para não depender de outros resultados, uma vitória simples garante a vaga.
De Arrascaeta abre o placar em primeiro tempo brigado
Enquanto Marcelo Oliveira mandou a campo uma escalação já esperada, com as mudanças nas laterais – Fabiano, na direita, e Fabrício, na esquerda -, Levir Culpi surpreendeu e colocou Carlos César na vaga do contundido Marcos Rocha. Patric, que jogou contra o Atlas no México, ficou no banco.
A partida começou movimentada. Com muita disposição, Cruzeiro e Atlético, apesar do desgaste por efeito do calendário, buscaram o gol desde o primeiro minuto. Os rivais, contudo, esbarraram nos muitos erros de passes. Assim como na primeira partida, muita pegada e de pouca técnica. Sobrou expiração, faltou inspiração. Raras foram as jogadas concatenadas de ambos os lados. E muitos foram os lances ríspidos. Nos 45 minutos iniciais, três cartões amarelos.
Decisivo, Arrascaeta voltou a brilhar. O uruguaio confirmou que cresce nos clássicos. Desta vez, ele aproveitou boa jogada de Willian pela direita, que cruzou na cabeça de Alisson. Victor espalmou para frente e Arrascaeta, na pequena área, não desperdiçou e abriu o placar: 1 a 0. No jogo anterior, no Independência, ele foi autor de um golaço no empate por 1 a 1.
O Atlético, por sua vez, tentou responder com Pratto e Edcarlos. O argentino recebeu sozinho na área e finalizou no canto esquerdo de Fábio. A bola passou rente à trave. No último lance do primeiro tempo, o zagueiro cabeceou com perigo. Na saída de campo, uma discussão acirrou ainda mais os ânimos do clássico. De Arrascaeta discutiu com Dátolo e Leandro Donizette.
Guilherme e Lucas Pratto garantem classificação do Atlético
O jogo melhorou no segundo tempo. Levir Culpi, precisando da virada, resolver deixar o time ainda mais ofensivo. Sacou Leandro Donizete e colocou Guilherme. Para não expor demais o time, Dátolo foi recuado. Pelo lado celeste, Marcelo preservou o meia Alisson, que sentiu dores musculares. Marquinhos entrou.
Guilherme jogou com a qualidade de sempre e deu outra cara ao Galo. Voltou a ser decisivo. Em dois lances, o armador deixou Lucas Pratto na cara do gol. Em uma delas, o argentino não perdoou. Aos nove minutos, Guilherme lançou por elevação, a bola foi desviada pela zaga, mas Pratto aproveitou e pegou de primeira, marcando um belo gol: 1 a 1.
A igualdade deixou a partida mais tensa. As expressões de preocupação eram compartilhadas de ambos os lados das arquibancadas do Mineirão. Mas o time de Marcelo Oliveira não sentiu o gol. Nos dois lances seguintes, o Cruzeiro assustou com De Arrascaeta e Willian. Aos 20 minutos, uma bela jogada entre Marquinhos, Willian e Damião, que finalizou para defesa de Victor.
Aos 25 minutos do segundo tempo, Fabiano acertou uma cotovelada em Carlos e foi corretamente expulso. Depois, o árbitro errou ainda no fim da partida em lance perigoso de Edcarlos, que acertou chute na cabeça de Damião. O defensor deveria ter sido expulso. Logo na sequência, a estrela de Prato voltou a brilhar. Guilherme acertou bola na cabeça do argentino, que virou a partida: 1 a 2.
Cruzeiro 1 x 2 Atlético
Cruzeiro
Fábio; Fabiano, Leo, Paulo André e Fabricio; Willians e Henrique; Alisson (Marquinhos), De Arrascaeta (Mayke) e Willian (Mena); Leandro Damião
Técnico: Marcelo Oliveira
Atlético
Victor, Carlos César, Edcarlos, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete (Guilherme), Rafael Carioca, Luan, Dátolo (Eduardo) e Carlos (Thiago Ribeiro); Pratto
Técnico: Levir Culpi
Gols: Arrascaeta e Pratto (duas vezes)
Cartões amarelos: Victor (22 minutos do 1º tempo), Arrascaeta (27 minutos do 1º tempo), Willians (29 minutos do 1º tempo), Douglas Santos (29 minutos do 2º tempo)
Cartão vermelho: Fabiano (25 minutos do 2º tempo)
Motivo: segundo jogo da semifinal do Campeonato Mineiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data/hora: domingo, 19/04/2015, às 16 horas
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa/SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (Fifa/SC) e Bruno Boschilia (Fifa/PR)
Público pagante: 40.364
Renda: 1.840.130,00
Fonte: Superesportes