Câmara Municipal rejeita inclusão da Ideologia de Gênero nas escolas do Município de Teófilo Otoni

Câmara Municipal rejeita inclusão da Ideologia de Gênero nas escolas do Município de Teófilo Otoni

Conferência do Plano Municipal de Educação mostrou consenso dos vereadores e termos da ‘Ideologia de Gênero’ foram retirados do documento na quinta-feira (18)

Na Mesa Diretora dos Trabalhos: a superintendente regional de Ensino, Maria Helena Costa Salim; o prefeito municipal Getúlio Neiva; o presidente da Câmara, vereador Northon Neiva, e a secretária municipal de Educação, Iracema das Graças
Na Mesa Diretora dos Trabalhos: a superintendente regional de Ensino, Maria Helena Costa Salim; o prefeito municipal Getúlio Neiva; o presidente da Câmara, vereador Northon Neiva, e a secretária municipal de Educação, Iracema das Graças

Foi realizada na quinta-feira (18/06/2015), a partir das 19 horas, na Câmara Municipal de Teófilo Otoni, uma audiência pública para ouvir a população sobre o documento-base do Plano Municipal de Educação (PME). A Audiência, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, contou com a presença da Comissão Representativa da Sociedade Civil e Equipe Técnica de Apoio ao Plano Municipal de Educação. O ponto mais polêmico do PME era a provável “inserção da Ideologia de Gênero” no plano.

Entendendo a inserção da “Ideologia de Gênero”
Uma das propostas do Plano de Educação que, embora tenha sido rejeitado pelo Congresso Nacional, foi mantido nos planos municipais, é a inserção da Ideologia de Gênero no currículo escolar. A proposta compreende que as escolas não determinem mais as crianças até os quinze anos por um sexo específico. Até os quinze anos meninos e meninas não serão mais separados por sexo masculino ou feminino. Será apenas “criança”. Caberá ao adolescente, depois dos quinze anos, determinar por qual sexo querem ser identificados. Polêmica à parte, com isso, com a inserção desta ideologia nas escolas, nem os banheiros poderão mais ser fechados apenas para meninos ou para meninas. Todos poderão frequentar o banheiro que quiser.

Não precisa nem dizer que a proposta já recebeu duras críticas por parte dos vereadores e por parte de grande número de entidades da sociedade civil, que se fizeram presentes à audiência para exporem a sua contraditoriedade.

A Audiência
A pedagoga Adriana Bezerra Novais Neiva, responsável pela Divisão de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, apresentou o PME aos munícipes. A participação de representantes de diversos segmentos sociais teofilotonenses serviu para a consolidação das propostas educacionais apresentadas.

A Mesa dos Trabalhos foi integrada pelo prefeito Getúlio Neiva; o presidente da Câmara Municipal de Teófilo Otoni, vereador Northon Neiva; a secretária municipal de Educação, Iracema das Graças Ferreira, e pela superintendente regional de Ensino, Maria Helena Costa Salim.

Ideologia de Gênero
Antes mesmo do início da audiência, munícipes manifestavam-se — a favor e contra — à ‘Ideologia de Gênero’, cujos termos já foram rejeitados pelo Congresso Nacional, mas que foram inseridos nos Planos Municipais de Educação pelo Conselho Nacional de Educação (CONAE), que integra o Ministério da Educação. Representantes de instituições religiosas, de creches e de escolas posicionaram-se contrários à inclusão da ‘Ideologia de Gênero’ nos estabelecimentos educacionais do Município. Já integrantes de grupos teatrais manifestavam-se a favor dessa inclusão.

Todos os vereadores presentes — Northon Neiva, “Renan Detetive”, Pastor Franklin, “Vânio” Amaral, “Assis da Prefeitura”, “Raulino do Sindicato”, Thalles Contão, “Marcinho da Serraria”, Professor Felipe Barbosa, Daniel Sucupira e Romulo Barreiros — já haviam chegado a um consenso de que a Câmara Municipal deveria rejeitar a inclusão da Ideologia de Gênero nas escolas de Teófilo Otoni.

O plenário da Câmara Municipal foi tomado por representantes de várias entidades civis que se postaram contra ou a favor da inserção da ideologia de gênero no currículo (a maioria contra)
O plenário da Câmara Municipal foi tomado por representantes de várias entidades civis que se postaram contra ou a favor da inserção da ideologia de gênero no currículo (a maioria contra)

Após ouvir à população sobre o documento-base do PME, a Secretaria Municipal de Educação irá formatá-lo e o enviará ao Legislativo para que ali seja discutido e votado. Uma vez aprovado pela Câmara Municipal, o PME seguirá para sanção do prefeito Getúlio Neiva.

Pronunciamentos durante a Conferência
O prefeito  Getúlio Neiva criticou duramente a inversão de valores no país, destacando que aos marginais são concedidas mais benesses do que aos cidadãos de bem. O Chefe do Executivo afirmou que em Teófilo Otoni essa “lógica” será invertida e que o Município continuará a trilhar os caminhos da decência, da ética e da valorização do trabalho e das pessoas de bem.

Posicionamento da Câmara Municipal
Ao se pronunciar, o presidente da Câmara Municipal, vereador Northon Neiva, reafirmou o posicionamento contrário do Legislativo à inclusão da ‘Ideologia de Gênero’ nas escolas do Município. O parlamentar foi muito aplaudido por esse posicionamento, evidenciado que a maioria presente ao evento era contrária a essa inclusão. Northon Neiva assegurou que a família, enquanto instituição, deve ser preservada e que aos pais cabe prover a educação sexual de seus filhos — e não ao Estado.

Superintendência Regional de Ensino
A superintendente  regional de Ensino, Maria Helena da Costa Salim, ressaltou a importância de se votar o Plano Municipal de Educação e disse que as “minorias não podem ser alijadas da Educação”.

Secretaria Municipal de Educação
A secretária municipal de Educação, Iracema das Graças Ferreira, discorreu sobre uma “educação sem discriminação” e advertiu: “que os nossos filhos não nos venham cobrar que fomos omissos, e sim agradecer pela preocupação […]”. “Daqui a dez anos… fizemos, combatemos o bom combate”, concluiu

(com informações de Aníbal Gonçalves | ASCOM CMTO)

 

 



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.