Por unanimidade, no final da tarde desta segunda-feira (15), os integrantes do Conselho Municipal de Conservação, Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente (CODEMA), elegeram a nova diretoria para o biênio 2015-2017, mantendo como presidente o advogado Carlos Liesner. O presidente da União Estudantil de Teófilo Otoni (UETO), Felipe Lemos, foi eleito vice-presidente, e o advogado Jomar de Oliveira Santos, eleito como novo secretário.
Carlos Liesner mantém-se à frente do órgão municipal de defesa do meio ambiente com várias atribuições, tendo como objetivo intensificar a fiscalização e exercer a prerrogativa de aprovar ou não iniciativas que causem impacto no meio ambiente. Entretanto, Liesner argumentou que o CODEMA, a sociedade civil e o poder público municipal devem atuar na direção de promover campanhas de conscientização ambiental, quer seja na sede do município como nas comunidades rurais, sobretudo no que diz respeito à necessidade de se preservar as matas ciliares e nascentes de rios, “de modo a colaborar no direcionamento das políticas ambientais”. Por sua vez, o vereador Thalles Contão (PT) destacou a importância do CODEMA, lembrando que ao órgão deve ser dada toda a estrutura para a concretização de ações e trabalhos. “Isso passa, necessariamente, por uma preocupação cada vez maior com o meio ambiente e com uma gestão moderna de seus recursos”, frisou.
Durante a plenária, foi dada posse aos novos membros, bem como, eleita a nova diretoria. Foram também apresentados aos membros presentes diversos projetos voltados a preservação do meio ambiente no município.
(Fonte: Diário de Teófilo Otoni)