
— Por David Ribeiro Jr. —
TEÓFILO OTONI
Na noite da última terça-feira (25/06) a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Teófilo Otoni e Região (SITESSTOR) se reuniu com parte considerável dos funcionários do Hospital Santa Rosália para discutir uma pauta de reivindicações para este ano de 2019, inclusive a questão de um aumento salarial, o que não ocorre há dois anos (houve um reajuste neste ano (2019) — para se adequar ao piso da categoria —, mas aumento, não).
Durante o encontro, o presidente do SITESSTOR, Gilberto Nascimento, renovou junto aos amigos do Santa Rosália o mesmo desafio que já havia sido apresentado antes, durante a realização da Megafesta Anual da Saúde, que neste ano ocorreu no sábado, 25 de maio, no anfiteatro do Automóvel Clube de Teófilo Otoni. Naquela ocasião o presidente propôs o desafio de união da categoria para a filiação de pelo menos 500 (quinhentos) novos companheiros sindicalizados ainda no ano de 2019. E explicou o motivo do seu desafio.
Gilberto lembrou a todos os presentes ao encontro que em 2017 houve um duro golpe na classe trabalhadora brasileira, quando foi aprovado o fim do Imposto Sindical. Segundo ele, era através da arrecadação obtida com esse imposto que o SITESSTOR mantinha todas as suas atividades, projetos e programas voltados à melhor representação possível da categoria. E aí arrematou: “O imposto foi extinto, mas a nossa vontade, e disposição para trabalhar, não”.
Benefícios em se associar
Atualmente, os associados do SITESSTOR têm uma série de vantagens e benefícios ao se associarem. Entre essas vantagens estão:
- Assessoria e consultoria jurídica — para os sindicalizados e seus familiares em assuntos relativos à atuação profissional e seus desdobramentos;
- Convênios diversos em variadas empresas comerciais e de prestação de serviços — com descontos extremamente vantajosos para os filiados ao SITESSTOR;
- Plano de Saúde Corporativo — Os associados têm, através de uma parceria entre o SITESSTOR, a UNIMED e a ASSTOMED, planos de Saúde da Unimed Três Vales com cerca de 50% de descontos em comparação com o usuário regular da Unimed;
- Direito a usar a estrutura organizacional do Sindicato — Toda a estrutura administrativa e organizacional do Sindicato está à disposição dos seus associados e familiares para uso diversificado;
- Descontos para associados que são universitários na UNIPAC — Atualmente, o SITESSTOR mantém um convênio com a Universidade UNIPAC que oportuniza descontos de 50% nos valores das mensalidades — exceto na matrícula — para todos os cursos.
Mais dignidade para os associados
Apesar das inúmeras conquistas elencadas que resultam em vantagens e benefícios diversos para os associados do SITESSTOR, o presidente Gilberto Nascimento explicou que a maior de todas as conquistas para o setor foi o ganho de dignidade para a categoria.
“Infelizmente, houve um tempo em que o trabalhador do setor de saúde era visto com desdém pela sociedade”, lembra Gilberto, que continua: “Naquele tempo os trabalhos no setor de saúde eram empregos sem representação, sem referência, e que as pessoas só aceitavam como bico ou como uma ocupação temporária até conseguirem “coisa melhor”. Hoje, as coisas não são mais assim. Ao longo desses 15 anos em que a nossa diretoria está à frente do Sindicato nós nos orgulhamos de dizer que conquistamos dignidade para os nossos profissionais, para os nossos sindicalizados, e hoje o setor de saúde é tratado com o respeito que merece pelos patrões e pela sociedade como um todo. Atualmente, as pessoas estão buscando se profissionalizar em áreas distintas da saúde porque sabem que aqui em nossa cidade e em nossa região, graças ao trabalho desenvolvido pelo Sindicato, o profissional de qualquer área da saúde é tratado com dignidade e respeito”, finalizou um emocionado Gilberto Nascimento.

…………………………………………
Leia mais:
- Sindicato da Saúde de Teófilo Otoni promove seminário para discutir reforma da Previdência
- SITESSTOR dá exemplo de comprometimento e promove a maior Festa da Saúde de todos os tempos
- Academia prometida pelo deputado Neilando Pimenta ao SITESSTOR pode ser inaugurada em 2019
- Gilberto Nascimento, presidente do SITESSTOR: “Ou o trabalhador se une, ou seremos atropelados”