Em sua quarta edição, desde que foi resgatada pela atual diretoria da ACE-TO, a Mostra Empresarial do Nordeste Mineiro surpreendeu até quem já acreditava e torcia pelo evento, e superou todas as expectativas por parte dos seus organizadores

A primeira edição da EXPONOR, em sua nova fase, em 2013, foi um sucesso de público, de crítica e de consolidação de negócios. À época foram comercializados cerca de 86 estandes. Diante do sucesso, a EXPONOR 2014 colocou 110 estandes à disposição; todos foram devidamente comercializados. Em 2015 foram 176 estandes ofertados, e as vendas encerraram-se um mês antes da realização da Mostra. Em 2016, por falta de espaço, foram comercializados 172 estandes, quatro a menos, mas porque a organização trouxe a exposição automotiva para dentro do pavilhão para deixar mais espaço no estacionamento para a arena de shows.
Logo no primeiro dia o pavilhão de exposições do Expominas 4 (Centro de Convenções Aécio Ferreira da Cunha) já estava tomado por todos os expositores que, neste ano, à medida que amadurecem enquanto participam do evento, passam a investir ainda mais em personalização dos seus estandes, não apenas para atrair o público, mas para, acima de tudo, impressionar a quem passa por aqueles corredores.
ABERTURA
A solenidade de abertura contou com um verdadeiro rol de autoridades que se perfilaram para marcar presença na cerimônia inaugural. Para abrir a festa foi convidado o Grupo de Graves da Orquestra do SESC, formado por adolescentes, e que encantou o público presente com a sua apresentação.
No palco estrategicamente montado próximo à praça de alimentação, o presidente da ACE-TO, Sebastião Ribeiro, deu as boas-vindas aos presentes e desejou bons negócios e muito sucesso a todos. Tião da Jhiane, como o presidente é mais conhecido, começou a sua fala com um provérbio chinês que lembra que “o rio atinge os seus objetivos porque aprendeu, com sucesso, a contornar os seus obstáculos”. Ele lembrou que, no passado a EXPONOR foi descontinuada, e ficou oito anos sem ser realizada por dois motivos: 1) falta de um espaço apropriado para um evento desse porte; e 2) falta de uma visão mais ousada e empreendedora para superar o pessimismo daqueles que insistiam em dizer que não há em Teófilo Otoni mercado para uma Mostra Empresarial.
Segundo Sebastião Ribeiro, duas pessoas foram fundamentais nesse processo para o resgate da EXPONOR: o empresário Synval Handeri, que foi quem organizou uma missão empresarial à Belo Horizonte para encontrar-se com o saudoso Aécio Cunha e pedir a ele que intercedesse junto ao filho, o então governador Aécio Neves, para construir um centro de convenções em Teófilo Otoni. O segundo nome importante no processo de resgate da EXPONOR foi o do atual presidente licenciado Ricardo Bastos, o Ricardo da Emex, que, com sua visão ousada e empreendedora, assumiu a Associação Comercial e deu à entidade uma nova motivação para aperfeiçoar-se continuamente e para crescer de forma sustentável. Segundo Tião da Jhiane, foi essa visão ousada que, associada à parceria do presidente do Sindicomércio à época, Synval Handeri, tornou a EXPONOR novamente uma realidade, e um enorme sucesso. O presidente também fez questão de agradecer o apoio de todos os patrocinadores, dos quais destacou a CODEMIG, “por ter acreditado em nossa cidade e aqui instalado este maravilhoso centro de convenções”.
Outros Pronunciamentos — Também fizeram uso da palavra o presidente do PMDB local e representante do vice-governador Antônio Andrade, Nagib Nedir, que hipotecou o apoio do Governo do Estado à EXPONOR e à todas as iniciativas da ACE-TO. O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais (FEDERAMINAS), Emílio Parolini, se disse muito contente de poder abraçar aos teófilo-otonenses nesta grande festa em prol do desenvolvimento econômico da região; já a presidente da Regional FIEMG para o Vale do Rio Doce, Rozani Azevedo, lembrou que é a união dos esforços coletivos de forma organizada que possibilita o sucesso de um evento como a EXPONOR; Por sua vez, o gerente regional do SEBRAE, Rogério Fernandes, disse que a cidade precisa usar a EXPONOR como uma ferramenta para alavancar o progresso regional; o vice-presidente da Federaminas, Daniel Resende, que também é vice-presidente da Câmara de Conciliação Extraprocessual do Estado de Minas Gerais, disse que a ACE todos os dias surpreende e inova. “O Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual (PACE), que é mantido nas dependências da ACE é uma prova disso. A realização da EXPONOR é a maior prova disso”. O secretário municipal de Meio Ambiente, Bruno Balarini, que, ao lado da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Rose Gonçalves, falou em nome da Prefeitura Municipal, comentou a melhora no estado de saúde do prefeito Getúlio Neiva, que foi vítima de um AVC isquêmico quinze dias antes, mas que, graças às orações de todos, já estava bem melhor e se preparando para voltar à cidade e ao convívio dos seus.
O dispositivo de honra da solenidade inaugural ainda contava com a presença do assessor especial do governador Fernando Pimentel para o Vale do Mucuri, Jorge Arcanjo; o presidente do Sindicato das Empresas de Consultoria, Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e Empresas de Serviços Contábeis no Estado de Minas Gerais (SESCON-MG), Sauro Henrique de Almeida; o vice-presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (FENACON), Luciano de Almeida; o vice-presidente do SESCON-MG Edmar Santos, o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credivale, Antônio Galvão; a gerente da AC CREDI, Rosinha Ferreira; o presidente da Associação Comercial de Governador Valadares, Maurício Dutra; e a presidente da Associação Comercial de Itaobim, Girlândia Borborema. Representando todos os patrocinadores, o gerente regional da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais (CODEMIG), Alex Rangel. Representando os parceiros da EXPONOR, a organizadora do Espaço It, a blogueira Vivi Ribeiro, que também convidou a todos para conhecerem aquele espaço.
ATRAÇÕES
Universo Casuo — Na sexta-feira foi promovido no salão ouro do Centro de Convenções Expominas o show do artista circense Marcos Casuo, um garoto simples e humilde que venceu na vida através do talento para o espetáculo. Aos oito anos já se dedicava à capoeira, depois ao teatro e à dança, até se tornar palhaço titular do Grande Circo do Brasil. Ali chamou a atenção do Cirque du Soleil, para o qual foi convidado e onde foi reconhecido como um dos 10 melhores palhaços do mundo. Casuo, depois de ter atingido o ápice da sua carreira, resolveu voltar para o Brasil, onde criou a empresa “Universo Casuo” que, entre espetáculos e apresentações especiais, também se dedica a transformar palestras motivacionais, lançamentos de produtos, congressos e convenções em experiências inesquecíveis por meio da magia e do encantamento que só o universo circense pode proporcionar. E foi exatamente este espetáculo que o artista levou para um salão lotado durante a EXPONOR.

Show “Encontro Marcado” — O show “Encontro Marcado” foi outra incrível atração promovida em um espaço especialmente elaborado para este propósito no estacionamento do Centro de Convenções durante a EXPONOR. O show consistia em um belíssimo encontro da banda 14BIS com a dupla Sá e Guarabira e ainda com o cantor Flávio Venturini. O show lotou a arena de espetáculos e contribuiu para levar um enorme público à terceira noite da EXPONOR.
Durante os quatro dias de evento a blogueira Vivi Ribeiro reeditou a experiência mais que acertada do Espaço It, iniciado em 2015, com shows exclusivos e vários desfiles das maiores tendências para a próxima estação.
No pavilhão de exposições, além dos estandes lotados, a praça de alimentação acabou se tornando um point da galera com shows locais e regionais todas as noites para os apreciadores da boa gastronomia local.
Acompanhe, a seguir, em forma de slideshow, a cobertura fotográfica dos principais momentos da Mostra:
SUCESSO
Segundo o gerente-executivo da ACE-TO, Mielly Maya Machado, o sucesso da EXPONOR se deve a uma série de fatores, dos quais o mais importante é, sem sombra de dúvidas, a união de toda a diretoria e do corpo de colaboradores da entidade em torno de um mesmo propósito em comum: a realização da Mostra. “E tão importante quanto a força da nossa equipe é a credibilidade que nos é depositada pelos nossos patrocinadores e parceiros: a Casa Moderna Móveis, a Mate-Cola, a CODEMIG, a Móveis Maanaim, a Baby Maninho, a Escola de Formação Gerencial, a FIEMG, o SESC, a Imigrantes, a TV Alterosa, O SEBRAE a Divulgar Publicidades e a Prefeitura de Teófilo Otoni”, explicou Mielly, ao agradecer a todos eles.
Diante do enorme sucesso obtido, com perspectiva de mais de R$ 4,5 milhões de reais em negócios, a ACE-TO promete realizar nos próximos dias o coquetel de lançamento para a EXPONOR 2017.