Por David Ribeiro Jr.
Já não é mais novidade para ninguém o convite feito pelo prefeito Getúlio Neiva — sim, por ele mesmo — para que alguns nomes do PT de Teófilo Otoni integrem a sua Administração. Em recente entrevista à Rádio 98 FM o prefeito explicou que quer ajuntar todos os que amam Teófilo Otoni para ajudarem a cidade a dar certo. Ele quer reunir na mesma mesa todos aqueles que torcem pela cidade… Além dos nomes do PT, o prefeito disse que também pediu a uma pessoa da sua confiança que sondasse a ex-vereadora Fátima Dantas. Segundo consta, a sondagem teria sido feita pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Northon Neiva Diamantino (PMDB).
Bem, dizer mais o quê? As palavras do prefeito não requerem nenhum tipo de interpretação. Ele acha que, com isso, com a integração com o PT, a cidade tem como se tornar um lugar melhor. É a opinião dele e, convenhamos, tem que ser respeitada. Pelo menos em uma coisa Getúlio está certo: se tiver que trazer nomes ligados ao PT, que sejam nomes cuja história de vida pública contem ao seu favor, e não contra. Num primeiro momento os nomes mais prováveis, e que teriam sido convidados pelo prefeito, são: Ricardo da Emex (atualmente presidente da Associação Comercial e Empresarial de Teófilo Otoni), Thalles Contão (vereador); e Raulino do Sindicato (também vereador). De acordo o que temos ouvido, a preferência por esses nomes se dá pelo fato de eles, mesmo em diversas ocasiões tendo empreendido verdadeiros embates com Getúlio — Ricardo da Emex, por exemplo, foi o candidato a prefeito pelo PT no último pleito — sempre colocaram o interesse da cidade acima do interesse próprio. Cá pra nós, é uma forma de se dizer que Getúlio quer o PT, mas não o PT xiita, se é que vocês me entendem.
Com o feriado prolongado de carnaval o assunto quase esfriou. Quase. Na sexta-feira, 13 de fevereiro, o Jornal Diário do Mucuri estampou manchete em primeira página com o título “Mudanças radicais podem ocorrer no governo Getúlio Neiva”. A manchete era acompanhada de uma ampla matéria encartada à página 02 do periódico.
Para finalizar, vou lembrar de algo que Getúlio disse na entrevista à Rádio 98 FM, quando confirmou o convite aos nomes do PT. Segundo Getúlio, ele é um dos poucos prefeitos do Brasil que mantém as contas em dia, apesar de toda a dificuldade que vem sendo atravessada pelos prefeito país afora. E o engraçado em tudo isso é que ele está falando a verdade. A situação dos municípios está de ruim para pior. Há algumas cidades do Vale do Jequitinhonha, por exemplo, e outras do Nordeste do País, onde a Prefeitura só abre uma vez por semana. Aí eu me lembro de Maquiavel em “O Príncipe”. Às vezes, em nome de um bem maior, é preciso fazer sacrifícios.
Agora Entendo!
……………………………………………………………………………………….