Após faltar em alguns postos de saúde de Governador Valadares, 20 mil doses de vacina contra a febre amarela foram distribuídas na cidade nesta terça-feira (17). As doses foram encaminhadas a 59 unidades de saúde e 10 unidades básicas de saúde da cidade.
“No decorrer da semana teremos vacina em todas as salas de vacina da cidade. E com isso a população pode procurar com calma a unidade de referência da sua moradia. Nós estamos inclusive convocando os funcionários que estavam de férias; eles estão retornando para dar suporte para a Secretaria Municipal de Saúde e atender a comunidade da área que trabalha”, explica a coordenadora do setor de imunização Márcia Cordeiro.
Ainda de acordo com ela, entre os anos de 1999 e 2001 foram realizadas duas campanhas intensas contra a febre amarela na cidade, imunizando cerca de 99% da população. Apesar disso, muitos procuram os postos de saúde alegando que não tomaram ainda nenhuma dose da vacina.
“Infelizmente, muitas pessoas não guardam o cartão de vacina. É muito importante que valorize esse cartão, porque é um documento. O cuidado que se tem com a carteira de identidade, com a certidão de casamento e outros, precisa ter também com o cartão de vacina, porque num momento desse diminuiria o pânico”, ressalta.
A cuidadora de idosos Glória Amorim levou a filha de nove anos para tomar a primeira dose, o maior receio dela é por ter parentes em área onde já foram feitas notificações de casos suspeitos. “Eu preocupo mais com a minha filha que comigo mesma nessa questão. Eu tenho parentes em Poté e estou também muito preocupada com a minha mãe, de 86 anos; por conta da idade a imunidade dela está baixa”.
(Fonte: G1 Vales de Minas)