Prefeitura era parceira do evento. Contudo, escolas municipais deram um “bolo” na coordenação
Na quinta-feira, 26/03, o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a ONG Movimento Pró-Rio Todos os Santos e várias escolas estaduais do Município promoveram uma grande passeata pelas principais ruas do Centro Comercial de Teófilo Otoni com o objetivo de uma maior conscientização quanto à questão hídrica do Brasil e de nossa região, destacando-se os problemas de falta d’água registrados Brasil afora.
Dia Mundial da Água
Os organizadores do evento quiseram aproveitar o apelo do Dia Mundial da Água, comemorado no domingo anterior (22). Inicialmente houve concentração na Praça Tiradentes, onde algumas apresentações teatrais tentavam estimular o público para o consumo consciente da água.
Abraço ao Rio Todos os Santos
Após as manifestações na Praça Tiradentes os coordenadores levaram os participantes para darem um grande abraço no Rio Todos os Santos. O abraço em questão só não foi maior porque os alunos das escolas municipais deram um bolo na coordenação do evento. Assim, o abraço teve que ser minimizado, em uma área menor do rio, mas aconteceu assim mesmo. Depois do evento os organizadores elaboraram a Carta de Intenção “Um abraço ao Rio Todos os Santos” em defesa do rio. O teor completo da carta segue logo abaixo, em vermelho:
Carta de Intenção “Um abraço ao Rio Todos Os Santos”
Os cidadãos do Vale do Mucuri, abaixo-assinados, no dia 26/03/2015 se uniram em manifestação durante a passeata “Um Abraço ao Rio Todos Santos”, em ato simbólico de apelo para proteção a esse, cuja bacia é uma das mais significativas da margem direita do Rio Mucuri.
O objetivo principal desse movimento é chamar a atenção do poder público e da sociedade civil para as medidas necessárias no fortalecimento da gestão das nossas águas.
Solicitamos às autoridades competentes as providências necessárias com vistas a garantir água em quantidade e qualidade para as populações da Bacia do Rio Mucuri, bem como para a conservação florestal e proteção à biodiversidade, de modo que os investimentos sejam oportunos e a tempo de se promover o desenvolvimento sustentável da região.
Dentre as necessidades mais relevantes e urgentes estão:
- Fortalecimento do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Mucuri;
- Investimentos na gestão da APA do Alto do Mucuri;
- Elaboração e Execução do Plano Diretor da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Mucuri;
- Elaboração e Execução de Planos Municipais da Mata Atlântica;
- Criação de Centro de Educação e Extensão Ambiental;
- Criação de um CETAS- Centro Regional de Triagem de Animais Silvestres;
- Criação de um Parque Ecológico Municipal, destinado ao lazer, esporte e laboratório natural para pesquisa;
- Apresentação do Projeto Executivo de Despoluição do Rio de Todos os Santos e seus Afluentes, em parceria com a concessionária, que contemple as obras necessárias para ampliação em 100% do Sistema de Coleta e Tratamento dos Efluentes;
- Insumos e materiais para a proteção e recuperação de nascentes e demais áreas de recarga hídrica da Bacia Hidrográfica do Rio Mucuri;
- Conscientização e participação da sociedade em ações que promovam a sustentabilidade no uso dos recursos hídricos.
Na forte convicção de sermos atendidos neste pleito, encaminhamos este documento em folhas numeradas e assinadas por todos.
Aproveitamos este documento para designar o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Mucuri para coordenar as discussões referentes às questões hídricas da nossa região. Contato: e-mail cbhmucuri@outlook.com, (33) 3522.1402.
(com informações de Aníbal Gonçalves | ASCOM CMTO)