José Milton “Alemão” pede pra sair. Ex-secretário criticou colegas meia-boca por pavonearem-se no serviço público

José Milton “Alemão” pede pra sair. Ex-secretário criticou colegas meia-boca por pavonearem-se no serviço público

Com a saída de Alemão, Getúlio perde o seu mais antigo companheiro entre os secretários municipais

José Milton dos Santos, o Alemão do Sucatão, pediu exoneração do cargo de secretário municipal de Serviços Urbanos
José Milton dos Santos, o Alemão do Sucatão, pediu exoneração do cargo de secretário municipal de Serviços Urbanos (foto: Paraíba)

Por David Ribeiro Jr.

No dia 12 de fevereiro o então secretário municipal de Serviços Urbanos, José Milton dos Santos, o popular “Alemão do Sucatão” (PMDB), surpreendeu a muita gente ao anunciar o seu pedido de exoneração do cargo que ocupava na Prefeitura há mais de dois anos.

Alemão, como é de conhecimento público — e chegou, inclusive, a ser admitido pelo prefeito —, esteve ao lado de Getúlio desde sua primeira campanha eleitoral, tanto nos bons momentos, de vitória, quanto nos momentos ruins, de derrota.

Então, pergunto: por que motivo Alemão teria pedido pra sair?

Bem… segundo o próprio Alemão, em entrevista que concedeu à Rádio 98 FM, o seu afastamento foi motivado pela necessidade de dar maior assistência aos seus negócios particulares. Alemão tem empresas na Bahia e, pelo que disse, essas empresas estão precisando da sua presença junto a elas. Convenhamos, se este é, de fato, o motivo da sua saída, ele está certíssimo. Está coberto de razão. Além do salário de secretário municipal ser relativamente baixo quando comparado com a possibilidade de pró-labore numa empresa que está indo bem, ainda existe o fato de ser um cargo transitório (ainda mais com a recente situação que se instalou na Prefeitura, quando todos os secretários municipais foram sugeridos a colocar os cargos à disposição. Leia mais aqui).

Apesar de toda a diplomacia na argumentação do ex-secretário Alemão, há quem insista que a sua saída se deu, na verdade, por insatisfação na condução dos rumos políticos da Administração Municipal, inclusive com o convite para que nomes de oposição façam parte do governo. Nos bastidores da política algumas pessoas argumentam até que Alemão não teria gostado de ver nomes que torciam para a expulsão de Getúlio Neiva do PMDB serem convidados para compor o governo quando foi ele, Alemão, que, através do seu apoio ao deputado federal Newton Cardoso Jr., conseguiu costurar a manutenção de Getúlio no partido.

Críticas

Esses comentários — para alguns, maldosos — ganham ainda mais eco diante de algumas falas do próprio secretário Alemão quando da entrevista que concedeu para anunciar a sua saída. Ele disse de forma muito clara que não concorda com a postura de alguns secretários meia-boca que estão ali, à frente da Secretaria, apenas para pavonearem-se como autoridade. “Tem gente que pegou em duas, três penas e já pensa que é pavão”, teria dito o ex-secretário. Alemão deixou bem claro o que pensa do serviço público: para ele o secretário precisa se dedicar ao que faz. O sujeito está ali para trabalhar.

Coincidentemente — ou, não tanto assim — eu mesmo já havia defendido isso mesmo num outro artigo publicado aqui mesmo no minasreporter.com. Leia mais aqui.

Parabéns ao secretário pela sua postura! E, tenha a certeza, este assunto ainda vai render muito pano pra manga!

………………………………………………………………………………………

Leia também: Colocar secretários municipais com os cargos à disposição não mudou a eficiência da Administração Municipal em Teófilo Otoni, mesmo a intenção tendo sido boa

Enquanto um novo secretário não é nomeado para substituir Alemão, a Secretaria de Serviços Urbanos vem sendo acumulado pelo também secretário municipal de Obras Públicas, o engenheiro Semir Rachid Said.

O engenheiro Semir Rachid Said (esq) está ocupando interinamente a Secrearia de Serviços Urbanos enquanto o prefeito não nomeia um substituto para Alemão do Sucatão (dir) — Fotos: Aníbal Gonçalves | ASCOM CMTO
O engenheiro Semir Rachid Said (esq) está ocupando interinamente a Secrearia de Serviços Urbanos enquanto o prefeito não nomeia um substituto para Alemão do Sucatão (dir) — Fotos: Aníbal Gonçalves | ASCOM CMTO



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.