Comissão de Saúde discute o assunto nesta quinta (28)
Nesta quinta-feira (28/5/15), a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência no Vale do Mucuri. Os parlamentares pretendem debater, às 14 horas, em Teófilo Otoni, o impacto da judicialização da saúde nos municípios. Solicitada pelos deputados Arlen Santiago (PTB), presidente da comissão, Neilando Pimenta (PP) e Doutor Wilson Batista, a reunião acontece na Câmara de Dirigentes Lojistas, na avenida Luiz Boali, 1370, Centro.
A judicialização da saúde tem sido tema recorrente nas audiências da Comissão de Saúde. Trata-se do ato de recorrer ao Poder Judiciário para ter acesso a medicamentos, exames e outros procedimentos não cobertos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com Arlen Santiago, o Governo do Estado teria gasto R$ 221 milhões em 2014 apenas para cobrir gastos oriundos desse tipo de processo judicial.

Convidados — Já para a reunião de Teófilo Otoni, foram chamados o prefeito e o presidente da Câmara Municipal, Getúlio Afonso Porto Neiva e vereador Northon Neiva Diamantino; o juiz diretor do Foro da Comarca de Teófilo Otoni, Gustavo Henrique Moreira do Valle; o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fausto Pereira dos Santos; a superintendente Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Márcia Elizabeth Alves Ottoni; o secretário de Saúde de Carlos Chagas e presidente do Cosems regional de Teófilo Otoni, Ricardo Almeida Viana; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Teófilo Otoni, Luiz Resende de Andrade; e o presidente do Sindicato dos Médicos de Teófilo Otoni, Luiz Carlos Barreto Silva.
(Fonte: ALMG)