Mudanças no secretariado! Será que alguma coisa mudou mesmo?

Mudanças no secretariado! Será que alguma coisa mudou mesmo?

Por David Ribeiro Jr.

Há duas semanas a Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni divulgou a Portaria nº 034 assinada pelo prefeito Getúlio Neiva com a seguinte redação (a seguir, em vermelho):

PORTARIA Nº 034, de 06 de julho de 2015.

“Nomeia e exonera servidores municipais”. 

Considerando os impactos da crise financeira nacional, que resultam na redução dos repasses federais desde junho do ano passado, culminando com uma queda no repasse de junho para julho deste ano de 2015 da ordem de 27%; 

Considerando a necessidade de redução de custos, sem prejudicar os serviços essenciais à população e resguardando a continuidade das obras contratadas por financiamento ou conveniados com os governos federal e estadual;

Considerando que a Prefeitura já reduziu parte do seu funcionamento, pelo Decreto nº 7.443/2015, do último dia 30, sem atingir os serviços essenciais; 

Considerando a necessidade de adequação da máquina pública a estes tempos difíceis, com redução de gastos com pessoal, combustível, água, luz e telefone, entre outros, com a ajuda e compreensão dos Secretários Municipais e dos Senhores Vereadores; 

Art. 1º — Exonerar, a pedido, o Dr. Semir Rachid Said do cargo de Secretário Municipal de Obras Civis.

Art. 2º — Nomear o Dr. Semir Rachid Said para o cargo de Secretário Municipal de Serviços Urbanos.

Art. 3º — Exonerar, a pedido, o Dr. Marcelo Augusto Durães Godinho do cargo de Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Coordenação. 

Art. 4º — Exonerar, a pedido, o Sr. Clélio Gosling  do cargo de  Secretário Municipal de Integração Regional, Trabalho, Emprego e Renda.

Art. 5º — Nomear o Dr. Elber Antunes David para o cargo de Secretário Municipal de Obras Civis.

Art. 6º — Revogados as disposições em contrário, esta Portaria entrará em vigor na data da sua publicação.

Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni, 06 de julho de 2015.

Getúlio Afonso Porto Neiva
Prefeito do Município de Teófilo Otoni

Voltei.
Muita gente tem se perguntado se a exoneração de dois secretários vai fazer assim tanta diferença para as contas públicas. Eu admito que não sei responder. Que é verdade que as prefeituras do Brasil estão  se sucumbindo diante da crise, sim, é verdade. Mas é sempre importante ter em vista uma série de outros fatores. Por exemplo: o ano que vem é ano eleitoral. Portanto, manter o grupo debaixo do mesmo guarda-chuva é sempre uma atitude importante e coerente para evitar as debandadas e os delírios megalomaníacos que costumam fazer os preteridos costurar alianças para elegerem outro prefeito. Ou, pelo menos, saírem contra o governo de turno, que os preteriu.

É claro, também, que reduzir as secretarias, e consequentemente toda a sua infraestrutura, resulta, sim, em economia. Mas como perguntar não ofende: haverá toda essa redução de pessoal e de logística, ou apenas ficará na exoneração dos secretários? E como uma pergunta inevitavelmente suscita outra, questiono: exonerar os secretários vai mesmo mudar alguma coisa?

E, antes que alguém me interprete mal, não estou aqui sugerindo que o prefeito fique com nenhum dos secretários exonerados. Eu não participo do dia a dia da Administração Pública e não tenho condições de aconselhar ou dar pitaco neste sentido. O que estou fazendo aqui é chamar a atenção da Administração para um detalhe: hoje se demite secretários e se diz que a demissão faz parte de um pacote de medidas de austeridade que visam ajudar a colocar as contas em dia. Ocorre que, se a presidenta Dilma insistir com essa sua gestão desastrada da política econômica do país, as prefeituras vão continuar perdendo receita. E aí?… Bem. E aí que as pessoas que pensam vão começar a se perguntar: oras! Não se demitiu o fulano de tal para colocar as contas em dia. Por que todos os dias a Prefeitura continua a reclamar de falta de dinheiro? … Pode parecer ilógico, mas é exatamente assim que o cidadão comum pensa.

Adiante.
Em Marketing — e na vida — a gente aprende que o comentário a respeito de um fato chega a ser, muitas vezes, pra não dizer quase sempre, mais importante do que o fato em si. Então, quando se diz que ao se exonerar os secretários isso contribuirá para colocar as finanças em dia, é importante ter certeza de que as finanças estarão em dia de verdade. Do contrário, ficará o dito pelo não dito. E isso é deveras perigoso. É em situações assim que se mancha a honra, e a imagem pública, mesmo dos melhores gestores.



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.