O desfile de 7 de setembro em Belo Horizonte começou por volta das 9h da manhã desta segunda-feira. Mais de 15 mil pessoas, segundo o Exército, acompanham a parada na Avenida Afonso Pena, Centro da capital. Quem abriu as comemorações foi o governador Fernando Pimentel passando em revista às tropas e o hasteamento da bandeira, logo após a execução do Hino Nacional. O secretário de Relações Institucionais, Marcelo Absaber, representou o prefeito Marcio Lacerda. A Câmara Municipal da capital foi representada pelo vereador Coronel Piccinini.
Desfilaram pela Avenida Afonso Pena integrantes do Exército, policiais militares, estudantes do colégio militar e do Tiradentes. Segundo o Exército, havia quatro mil pessoas na rua, mas a expectativa do exército é que este público ficasse posteriormente em 15 mil presentes.
A movimentação começou logo cedo nas ruas próximas ao desfile. Concentrados e fazendo os últimos preparativos antes de passar pela avenida, militares, bombeiros, integrantes da Guarda Municipal, do Exército ajustavam os instrumentos e os veículos. Tanques de guerra, viaturas, motos e caminhões vão integrar o aparato da apresentação. Alunos de escolas também chegaram cedo para se preparar.
Devido ao número de participantes, o Exército teve que liberar a permanência do público nos canteiros centrais da Avenida Afonso Pena.