Por Orion Teixeira | Hoje em Dia
Uma coisa é dada como certa no governo estadual. O governador Fernando Pimentel (PT) é candidato à reeleição em 2018, mas não sabe quem será o candidato a vice-governador.
Essa indefinição sinaliza que o atual vice, Antônio Andrade (presidente do PMDB mineiro) não estará na chapa por conta do rompimento entre eles. No período em que Pimentel esteve ameaçado de ser afastado do cargo, em eventual processo no Superior Tribunal de Justiça (STJ) por denúncias de favorecimento quando foi ministro do Desenvolvimento Econômico (2011/2014), Andrade agiu como opositor.
O STJ decidiu que só poderá processá-lo se a Assembleia Legislativa de Minas autorizar, o que é improvável, já que o governador tem maioria de aliados.
Essa decisão deixou Pimentel e aliados convencidos de que, controlado o problema judicial, o desafio, agora, é investir no interior, especialmente, nas regiões mais pobres e tentar a reeleição. O mais cotado para vice, se a aliança com o PMDB for mantida, é o presidente da Assembleia, Adalclever Lopes (PMDB).