
Uma lei de autoria do vereador Northon Neiva, sancionada em 2014, ganhou destaque nas redes sociais neste mês de março, mais especificamente nas duas últimas semanas. Trata-se da Lei nº 6.771, de 06 de agosto de 2014, que “autoriza o Poder Executivo (leia-se “Prefeitura”) a fornecer sinal de internet gratuita aos cidadãos nos logradouros públicos da cidade de Teófilo Otoni”.
A lei de autoria do vereador voltou a ficar em evidência em função da divulgação do lançamento do programa “Internet para Todos”, do Governo Federal, anunciado para o dia 12 de março. Na ocasião do lançamento do programa, o presidente da República, Michel Temer, liberou R$ 2 bilhões para os municípios inicialmente inscritos no “Internet para Todos” poderem desenvolver ações nas áreas de educação, saúde e assistência social.
FUNCIONAMENTO — O projeto do vereador Northon Neiva contempla, inicialmente, a instalação de uma rede de internet Wi-fi, banda larga, na Praça Tiradentes, Praça Germânica, Praça Lions Clube, entorno da Praça de Esportes, Praça do Bairro São Jacinto, Terminal Rodoviário e também o Ponto Final do Serviço de Ônibus Coletivo Urbano.
Motivação
“Quando propus esta lei, eu pensei na inclusão digital para a gente da nossa cidade. Na ocasião não foi possível a instalação do serviço por uma questão de dificuldades de infraestrutura encontrada pela Prefeitura. Mas agora é diferente. Ao longo destes quatro anos, desde que a lei foi apresentada na Câmara, e aprovada, novas tecnologias surgiram, novas empresas de fornecimento do serviço também, e tenho a certeza de que até para o Município desenvolver parcerias com essas empresas agora está mais fácil… Isso sem falar que, com a criação do programa “Internet para Todos”, do Governo Federal, que privilegiará prefeituras que já desenvolvem projetos e trabalhos neste sentido, poderemos colocar esse anseio da população em prática. A lei de minha autoria não se enquadra no arcabouço do projeto Internet para Todos, porque defendo redes de Wi-fi para áreas públicas e esse projeto do Governo Federal atende, especificamente, áreas mais remotas, mas há outros programas para os quais podemos nos inscrever para atender à nossa demanda”, esclareceu o vereador.
Repercussão
Nas redes sociais a população aplaudiu a iniciativa de Northon Neiva. Embora só agora o Governo Federal tenha lançado o programa Internet para Todos, as pessoas reconheceram que Northon já defendia algo parecido há muito mais tempo. Entre os muitos comentários gerados a partir da discussão da lei (ela já foi aprovada), destaca-se a ponderação de que, no caso específico da Praça Tiradentes, uma rede de internet móvel gratuita poderá facilitar a vida dos pedristas e turistas que movimentam o comércio gemológico, que é uma das principais razões pelas quais a cidade é conhecida lá fora.
Northon Neiva finalizou afirmando estar convencido de que agora o prefeito Daniel Sucupira acelerará a instalação desses pontos de internet na cidade, o que resultará em benefícios para muitas pessoas que precisam desse serviço. Northon lembrou, ainda, que à época da elaboração do projeto, foi coautor o então vereador Rômulo Barreiros.