O secretário municipal de Governo de Teófilo Otoni, Bruno Balarini, visitou na tarde dessa quarta-feira (30/3), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana – SEDRU. A visita serviu para discutir com o Subsecretário Davi Costa o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos do Vale do Mucuri, constituído em 2013, por solicitação do prefeito Getúlio Neiva.
Durante a reunião, apesar das dificuldades financeiras, tanto do Estado quanto do município, o entendimento foi o mesmo: Teófilo Otoni e região precisam de um aterro sanitário e uma usina de triagem e compostagem. Em tom amistoso, o encontro teve sua agenda definida para uma visita de membros da SEDRU a Teófilo Otoni para apoio na composição de projetos que visem à gestão eficiente dos resíduos sólidos.
O Consórcio foi uma iniciativa do então Subsecretário da SEDRU, ex-deputado e atual prefeito de Teófilo Otoni, Getúlio Neiva, em fevereiro de 2011, para atender a demanda de encerramento definitivo dos lixões na região do Mucuri.
O Consórcio possui atribuição legal através da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei Federal 12.305/10. Na gestão do prefeito Getúlio Neiva houve incremento da obra, que contempla o aterro sanitário e o centro de triagem de resíduos sólidos.
(ASCOM PMTO)