João Henrique do Vale | Estado de Minas
Os casos de febre amarela continuam em alta em Minas Gerais. Novo balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta terça-feira mostra um aumento de 12,7% no número de mortes em relação ao boletim divulgado na segunda-feira. Agora, são investigados 53 óbitos, sendo que do total, 22 exames laboratoriais deram diagnóstico preliminar para a doença.
O número de casos suspeitos também teve aumento. Passou de 152, dados de segunda-feira, para 184. De acordo com a SES, dos casos suspeitos da doença, 37 pacientes passaram por exames laboratoriais que deram diagnóstico preliminar para febre amarela. Porém, elas ainda vão passar por avaliação epidemiológica, históricos de vacinação e deslocamentos desses pacientes, para confirmar se realmente contraíram a enfermidade.
A maioria dos pacientes que tiveram o resultado preliminar dos exames confirmados para a doença são de Ladainha, no Vale do Mucuri, que teve oito mortes prováveis. Segundo a Prefeitura da cidade, 16 moradores já morreram com sintomas da doença. Também há confirmação preliminar de óbitos em Piedade de Caratinga (4), Ipanema (2), Malacacheta (2), Imbé de Minas (1), Ubaporanga (1), São Sebastião do Maranhão (1), Itambacuri (1), Poté (1) e Setubinha (1).
Vacinas
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), solicitou ao Ministério da Saúde o envio de 2 milhões de doses contra febre amarela. Do total, a expectativa é que cheguem 550 mil doses cheguem ao estado até sexta-feira. Segundo a pasta, assim que chegarem, elas serão encaminhadas às regionais de saúde, de forma gradativa. Até essa segunda-feira, o estado recebeu 957 mil doses da vacina contra a doença. Outras 450 mil doses chegarão ao estado nesta terça-feira.
Distribuição das doses até segunda-feira:
Governador Valadares: 145 mil
Diamantina: 40 mil
Manhumirim: 130 mil
Teófilo Otoni: 252 mil
Coronel Fabriciano: 290 mil