
Os moradores atingidos pela última enchente, que ocorreu em Governador Valadares, no mês de janeiro, já podem se cadastrar para receber o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Segundo a prefeitura, a declaração das áreas atingidas foi disponibilizada à Caixa Econômica Federal.
O cadastramento, de forma presencial, começou nessa segunda-feira (9), no Centro Cultural Nelson Mandela, que fica na Rua Afonso Pena, no centro da cidade, das 8h às 17h. O cadastro tem sido de forma gradativa, de acordo com o mês de aniversário e termina no dia 24 de março.
Para o atendimento, é necessário apresentar documento de identificação pessoal, carteira de trabalho, declaração emitida pela prefeitura atestando que a residência foi afetada, cartão PIS/PASEP ou cartão cidadão.
Para comprovação de residência, é necessário documento em nome do trabalhador (conta de luz, água, telefone, extratos bancários, carnês de pagamentos, entre outros) emitido nos últimos 120 dias anteriores à decretação de emergência ou calamidade em decorrência do desastre natural. Caso o comprovante esteja no nome do cônjuge, deve-se apresentar a certidão de casamento ou escritura pública de união estável.
O saque poderá ser realizado em até 90 dias após a publicação da portaria de reconhecimento da situação de emergência ou calamidade pública. É preciso ter saldo em conta e o trabalhador não pode ter realizado saque do fundo em período inferior a 12 meses. O valor é limitado a R$ 6.220 por conta vinculada.
Outra opção é o atendimento virtual. É só baixar o aplicativo de celular (FGTS) e seguir o passo a passo. Sendo aprovado, segundo a caixa, o dinheiro é liberado em até cinco dias.
(Fonte: G1 Vales de Minas)