— Por David Ribeiro Jr. —
Desde que assumiu a Prefeitura de Novo Cruzeiro, em janeiro, o prefeito Milton Coelho de Oliveira, o Nem Capotão, e sua equipe de governo, vêm se esforçando mês após mês para devolver à cidade a condição de protagonismo regional, principalmente no que diz respeito ao agronegócio, representado pelo seu produto mais famoso, a cachaça.
E foi com este pensamento em mente que o prefeito Nem Capotão exigiu da sua equipe que a o Festival da Cachaça deste ano (2017), em sua 24ª edição, fosse promovido de forma a resgatar a condição de maior festa popular aberta livremente ao público do Nordeste Mineiro.
Com uma inquestionável demonstração de planejamento, organização, discurso afinado por parte da equipe, força de vontade e o apoio dos deputados da cidade, a Administração conseguiu o seu objetivo. “Foi um enorme esforço por parte de toda a nossa equipe, mas, graças ao esforço coletivo, conseguimos fazer o maior e melhor Festival da Cachaça dos últimos anos”, explicou o prefeito Nem Capotão.
Entre os dias 07 a 10 de setembro a Administração de Nem Capotão se superou e realizou uma festa que foi melhor do que todas as expectativas indicavam. Primeiro a Prefeitura investiu na qualidade dos shows, confirmando nomes de projeção do circuito artístico nacional, ao mesmo tempo em que oferecia oportunidades para que artistas e bandas regionais abrissem os shows e, assim, valorizar a cultura local.
Acompanhe, a seguir, em slideshow, como foi a preparação para o Festival:
Além da qualidade dos shows, que contou com nomes do calibre e do quilate do megacantor Luan Santana, a Administração de Nem Capotão também investiu pesado na melhoria da imagem da cidade e na infraestrutura da festa. Houve uma preocupação quase que obsessiva por estrutura: banheiros químicos em quantidade o suficiente para atender ao público, barracas bonitas, higienizadas e apropriadas para atender aos foliões, além de uma enorme equipe de staff para ajudar os visitantes a se sitiarem enquanto conhecem — ou matam a saudade — da acolhedora Novo Cruzeiro.
Veja, a seguir, em slideshow, alguns dos estandes das marcas de cachaça participantes do Festival:
Shows
A área de lazer de Novo Cruzeiro, construída na gestão do ex-prefeito Jason, da qual o atual prefeito era o principal secretário e capitão do time, ficou lotada durante todas as noites da festa, com cerca de trinta e cinco mil pessoas por noite. Na primeira noite do Festival, durante o show de Luan Santana, a área de lazer ficou tomada por gente jovem e bonita que foi prestigiar a festa.
A programação completa dos shows:
Quinta-feira, 7 de setembro: Luan Santana como show principal, e ainda “Rick Swingão” e “Alef”;
Sexta-feira, 8 de setembro: Lorenzo Castro como show principal, e ainda “Pedro Paulo e Matherus” e “Likes”;
Sábado, 9 de setembro: João Neto e Frederico como show principal, e ainda “Matheus Luccato” e “Maderada do Arrocha”;
Domingo, 10 de setembro: “Koringuinha do Forró” e “Miguel Grapiúna”
Acompanhe algumas emoções da programação artística no slideshow abaixo:
Encontros Políticos
Desde o primeiro dia do Festival que Novo Cruzeiro se transformou em uma verdadeira passarela para lideranças políticas estaduais e regionais visitarem a cidade e levarem o seu abraço ao prefeito Nem Capotão.
Entre as muitas lideranças que por ali passaram destaca-se o ex-deputado estadual e federal José Santana, hoje vice-presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG); o seu filho, o deputado estadual Gustavo Santana (PR); o ex-prefeito de Ibirité e pré-candidato a deputado federal Pinheirinho; o prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira (PT), que é presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Mucuri (AMUC), além de ser, também, tesoureiro da Associação Mineira de Municípios (AMM), e vice-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FPN).
Também compareceram os prefeitos: Aderlande Vieira (Crisólita); Marcondes de Oliveira e Souza (Campanário); Walid Nedir (Ladainha); Fábio Rodrigues Gonçalves (Novo Oriente de Minas); Dr. Héber Neiva (Caraí); Wilton Silva (Malacacheta), Alexsander Batista (Itaipé); Henrique Scofield (Itambacuri); Fúvio Serafim (Catuji) e Luciano Balarini (Pavão).
Acompanhe alguns registros das presenças políticas no slideshow abaixo:
Bingo
No último dia da festa foi promovido um bingo pela Paróquia São Bento, na área de eventos, com total e irrestrito apoio da Prefeitura e do prefeito Nem Capotão. O organizador do bingo foi o Padre Celio Rodrigues Oliveira. A apresentação ficou a cargo do locutor Julimar Leonardo. Durante a realização do bingo foram sorteadas 02 (duas) motocicletas zero quilômetro, 01 (uma) geladeira e 01 (uma) televisão.
Avaliação
Para o prefeito Nem Capotão, transformar o Festival da Cachaça numa referência para todas as manifestações culturais se expressarem é uma prioridade do seu governo. “Desde que assumi a Prefeitura que venho me empenhando para ajudar a cidade a crescer e a se desenvolver. E acredito que estamos no caminho certo. Um exemplo é a emenda parlamentar que foi direcionada à Prefeitura por parte do deputado estadual Gustavo Santana, que acredita no nosso trabalho e confiou a nós esse recurso que possibilitou a aquisição de quase 30 veículos novos, inclusive um pequeno caminhão para a Prefeitura”, explicou o prefeito Nem.
Veja algumas imagens do domingo, no slideshow a seguir.
Expectativa para o futuro
Diante do enorme sucesso que foi a atual edição do Festival, o prefeito Nem Capotão e sua equipe preferiram, ao invés de descansar, já começar os preparativos para a festa do ano que vem — a 25ª edição do Festival —, quando, uma vez já consolidada a sua Administração, o prefeito pretende realizar uma festa ainda maior do que a deste ano.
Agora é esperar, ver e torcer.
Acompanhe, agora, mais um slideshow de momentos sociais flagrados pelo minasreporter.com durante o Festival, com gente bonita e descontraída participando da festa: