O Hospital Bom Samaritano de Teófilo Otoni se prepara para receber exames de Cintilografia. Está a caminho um novo e moderno aparelho que emprega radioatividade para diagnosticar algumas doenças. A atenção especial se deve ao fato da Cintilografia ser um dos principais exames para realizar o diagnóstico preciso do câncer.
O Prefeito Getúlio Neiva, aproveitou a passagem pelo hospital onde acompanhou as aplicações de toxina Botulínica em pacientes com paralisia cerebral, para conferir as mudanças no almoxarifado e explica que há uma grande expectativa para receber, até o fim do ano, a estrutura nova de Cintilografia. “A Cintilografia é um exame caro, complicado e difícil. O aparelho custa um milhão e meio de reais e nós vamos ter, até o fim do ano, esse aparelho no Bom Samaritano. As instalações estão sendo preparadas para isso. Entendemos que esse esforço que fazemos está na contramão do que acontece no Brasil. O Brasil está indo para trás e nós estamos indo para frente com serenidade esforço e dedicação”.
A Cintilografia
Cintilografia é o nome genérico dado ao procedimento de diagnóstico por imagem na medicina nuclear. É o principal fenômeno de formação da imagem, a partir da radiação emitida pelo órgão examinado. Para que os diferentes órgãos do nosso corpo possam ser examinados, é preciso fazer com que materiais radioativos cheguem até eles. Para isso, medicamentos são usados, os chamados “preparos”, e cada exame possui seu medicamento específico que é preparado ou encomendado para o dia do procedimento. Uma vez que estes elementos radioativos chegam aos órgãos de interesse, as radiações emitidas a partir deles são identificadas pelo equipamento e transformadas em imagens que, posteriormente, serão interpretadas pelos médicos.