Time jogou bem, e bateu os catarinenses com um gol marcado por Osman.
Nada como novos ares para a conquista da primeira vitória no Campeonato Brasileiro. E foi o que conseguiu o América, neste domingo, batendo o Figueirense por 1 a 0, com o novo técnico do time, o português Sérgio Vieira, assistindo à partida dos camarotes. O América mostrou muita vontade desde o início do jogo.
O Coelho, dirigido pelo auxiliar-técnico Cláudio Prates, que atuou como interino, contou com Borges e Osman como titulares no ataque. Ambos estavam no departamento médico e se recuperaram para o jogo. Na primeira etapa, mesmo mostrando muita vontade, o América pecou muito no entrosamento, principalmente no início de jogo, com Borges não se entendendo com seus companheiros de ataque.
O Coelho teve mais posse de bola, e encontrou um adversário que, buscando sempre o atacante Rafael Moura, seu artilheiro, como maior referência, tentava esfriar o jogo. O Figueirense parecia não querer buscar o ataque na partida.
A principal jogada do América acontecia pelo lado direito, com o lateral Helder, indo ao ataque e cruzando. Mas Borges não alcançava. O Coelho, assim como o Figueirense, que tentava buscar Rafael Moura, sempre buscava Borges, que era a referência no ataque.
Até os 31min do primeiro tempo, as finalizações mostravam 5 a 3 para o Coelho. Mas apesar do domínio nos arremates, os jogadores americanos não mostravam efetividade. Aos 41min, Eduardo cobrou falta e a bola sobrou para Juninho, que matou no peito mas finalizou completamente errado.
Na reta final do primeiro tempo, uma jogada de perigo para cada lado. Aos 47min, depois de uma jogada bizonha da zaga americana, a bola sobrou para Ferrugem, que bateu forte no canto. João Ricardo evitou o que seria o primeiro gol do Figueirense. Na resposta, no minuto seguinte, Danilo teve boa chance, mas chutou por cima. E o primeiro final mesmo no 0 a 0.
O América voltou para a segunda etapa com a mesma equipe, e com a mesma vontade de buscar a primeira vitória da equipe nesta edição da Série A do Brasileirão. Logo aos 3min, Danilo cobrou falta, mas a bola desviou na zaga e foi para fora.
Aos 11min, Ernandes teve a melhor chance. Ele chutou forte, de fora da área, e a bola bateu na trave de Gatito Fernandez, que pulou mas não alcançou. Na resposta, o Figueirense, com Rafael Moura, teve boa chance, mas chutou muito alto, por cima do gol de João Ricardo.
O segundo tempo foi mais morno, com menos intensidade. Até por causa do calor que fazia no Independência. Aos 20min, o técnico do Figueirense, Vinícius Eutrópio, colocou em campo o veterano Carlos Alberto.
GOL
Mas foi o América que pulou na frente. Aos 25min, o experiente Leandro Guerreiro lançou Osman, na entrada da área. O artilheiro América no Campeonato Mineiro escapou da defesa, escolheu o lado e chutou no canto direito de Gatito Fernandes, abrindo o marcador para o Coelho.
Assim como ocorreu no primeiro tempo, o árbitro Rafael Claus parou o jogo na segunda etapa para hidratação dos jogadores, já que o calor estava intenso. Na volta, o América continuou martelando, em busca do segundo gol. Aos 34min, Juninho chutou forte da entrada da área, para boa defesa do goleiro do time catarinense.
Aos 46min, Sávio, que acabara de entrar, entrou na área e chutou forte, mas Gatito Fernandez defendeu, mandando para fora. O América conseguiu segurar o ímpeto do Figueirense na reta final. Os catarinenses ainda buscaram o empate a todo custo, tendo algumas boas oportunidades. Mas o Coelho se fechou bem e conseguiu sua primeira vitória no Brasileiro.
AMÉRICA 1 x 0 FIGUEIRENSE
AMÉRICA
João Ricardo; Helder (Roger, aos 37 do 2º), Artur, Adalberto e Danilo; Leandro Guerreiro (Claudinei, aos 33 do 2º), Juninho, Ernandes e Eduardo; Osman e Borges (Sávio, aos 43 do 2º)
Técnico: Cláudio Prates (interino)
FIGUEIRENSE
Gatito Fernandez; Ayrton, Marquinhos, Bruno Alves e Marquinhos Pedroso; Ferrugem (Renato, no intervalo), Elicarlos, Bady (Ortega, no intervalo) e Gustavo Ermel (Carlos Alberto, aos 20 do 2º); Rafael Moura e Dudu
Técnico: Vinícius Eurtrópio
Gol: Osman, aos 25min do 2º tempo
Cartões amarelos: Bady, Ferrugem, Renato, Roger, Leandro Guerreiro
Motivo: 6ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Independência
Data: domingo, 05 de junho de 2016
Árbitro: Raphael Claus (SP/FIFA)
Assistentes: Rogério Pablos Zanardo (ASP/FIFA) e Alex Ang Ribeiro (ASP/FIFA)
Público: 2.173 pagantes
Renda: R$ 30.400
(Superesportes)