Em comunicado divulgado nesta sexta-feira (7), a divisão local da Ford anuncia o encerramento da produção na Australia. A fabricante afirmou que iria interromper a produção na sua última fábrica em operação, localizada em Broadmeadows, Victoria.
Isso não significa apenas o fim da produção australiana, mas também marca a despedida do Falcon, um carro construído e vendido no mercado local há mais de 50 anos. Apesar de não produzir mais veículos na Austrália, a Ford continuará empregando cerca de 1.500 funcionários em seus departamentos de engenharia e design.
O primeiro Ford montado na Austrália foi o lendário modelo T, construído inicialmente na instalação de Geelong em 1925. Em julho do ano seguinte, foram abertas as plantas de Sydney, Brisbane e Adelaide e em 1930, em Fremantle também.
A Ford dominou o mercado local até 1959, quando a Holden chegou e passou a ser a grande rival. A unidade de Broadmeadows foi inaugurada no mesmo ano, e desde então produziu nada menos que 4.356.628 veículos. O último carro a sair da linha de montagem foi um Falcon XR6 azul metálico.
(Carplace)