A população de Teófilo Otoni terá a oportunidade de ter contato com o mundo do cinema. Nesta sexta-feira (21) e sábado (22) o projeto Cinesolar chega à cidade trazendo exibições gratuitas de filmes, além da realização de oficinas voltadas para a sétima arte.
O projeto é baseado na sustentabilidade e inova ao utilizar a energia solar para a projeção dos filmes. Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. Com um telão de 200 polegadas, o projeto é equipado para oferecer 200 assentos para o público.
“O Brasil tem um incrível potencial em energias renováveis. E por que não se beneficiar no campo do entretenimento, das artes e da cultura? Nosso objetivo é, além de democratizar o acesso à produção audiovisual nacional, trabalhar com ações sustentáveis que multipliquem a conscientização ambiental e mostrem a força que a energia solar tem por aqui”, diz Cynthia Alario, idealizadora e coordenadora do projeto.
Nos dois dias de ações também acontece a Eco Estúdio Solar, uma exposição do projeto como um todo, que explica, por meio de infográficos e monitores, os princípios básicos da energia solar e como esta se transforma em energia elétrica.
Confira a programação:
Dia 21 de outubro, sexta-feira
Local: Praça Tiradentes (Anfiteatro), Centro.
18h – Seleção de curtas-metragens infantis, com a temática da sustentabilidade e do curta produzido durante a oficina.
19h – Longa-metragem “Colegas” (classificação: 10 anos)
Dia 22 de outubro, sábado
Local: Casa do Adolescente, à rua Amadeu Onofre, 206, no bairro Teófilo Rocha (em caso de chuva, será exibido na Casa Emaus APJ, à rua Amadeu Onofre 205).
14h às 17h – Oficina de Cinema (Oficinema Solar)
18h – Seleção de curtas-metragens infantis, com a temática da sustentabilidade e do curta produzido durante a oficina.
19h – Longa-metragem “O Palhaço” (classificação: 10 anos)
(G1 Vales de Minas)