América foi descoberta pelos muçulmanos, afirma presidente turco

América foi descoberta pelos muçulmanos, afirma presidente turco

O continente americano foi descoberto pelos muçulmanos no século XII e não pelo navegador genovês Cristóvão Colombo mais de dois séculos depois, afirmou neste sábado o presidente turco Recep Tayyip Erdogan.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, durante uma visita a Paris em 31 de outubro (Foto de ALAIN JOCARD/AFP)
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, durante uma visita a Paris em 31 de outubro (Foto de ALAIN JOCARD/AFP)

“Os contatos entre América Latina e o islã remontam ao século XII. Os muçulmanos descobriram a América no ano de 1178, não Cristóvão Colombo”, disse Erdogan em um discurso durante uma reunião de líderes muçulmanos de países da América latina organizado pelas autoridades turcas.

“Os marinheiros muçulmanos chegaram a América em 1178. Colombo menciona a existência de uma mesquita em uma colina sobre a costa cubana”, insistiu.

Neste sentido, Erdogan se mostrou favorável a participar na construção de uma mesquita no local citado pelo explorador genovês.

“Gostaria de falar com meus irmãos cubanos, uma mesquita ficaria perfeita nesta colina também atualmente”, completou o chefe de Estado conservador-islâmico.

Segundo os livros de história, Cristóvão Colombo foi o primeiro estrangeiro a pisar no continente americano, em 1492, quando tentava descobrir uma nova rota para chegar à Índia.

Uma corrente extremamente minoritária de historiadores e teólogos muçulmanos coloca em dúvida a descoberta, com a sugestão de uma presença muçulmana anterior a esta data, mas nunca foi descoberto qualquer vestígio desta presença.

Em um artigo polêmico publicado em 1996, o historiador Youssef Mroueh menciona um trecho dos relatos de Colombo que faria referência a uma mesquita observada em Cuba.

Mas outros historiadores descartaram de maneira unânime a hipótese e ressaltaram que a “mesquita” era apenas uma imagem metafórica utilizada para descrever a forma da paisagem.

Eleito presidente em agosto, Erdogan governa a Turquia desde 2003, quando assumiu o cargo de primeiro-ministro, e é famoso por suas declarações polêmicas dentro e fora do país.

Com informações da Agência AFP



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.