Por Mary Ribeiro
A preferência de alimentos orgânicos vem crescendo junto com a preocupação pela qualidade de vida. Dessa forma vem tornando-se cada vez mais comum encontrar esses alimentos denominados como orgânicos nas prateleiras de grandes supermercados assim como é crescente o número de pequenos produtores que optam por essa produção mais restrita e saudável.
Acompanhando esse processo,entidades nacionais e internacionais lutam para o reconhecimento da importância desses alimentos no mercado assim como legislações foram escritas para denominar e especificar o que é um alimento orgânico.
Livre não apenas de pesticidas, mas de possíveis hormônios, nitratos, metais pesados e um monte de substancia que não fazem nada bem à saúde, os alimentos orgânicos no Brasil são identificados com um selo que garante a sua procedência e qualidade.
É importante sabermos que as vantagens dos alimentos orgânicos vão além dos benefícios à saúde humana, garantindo também uma melhor qualidade do solo, não poluindo o entorno, a água, e sem prejudicar o ecossistema local, já que pesticidas na maioria das vezes são utilizados sem grandes cuidados com a quantidade ou especificidade de uso.
Alimentos orgânicos, além de serem mais saborosos e saudáveis, contribuem para um mundo melhor, gerando oportunidade para agricultura familiar e pequenos produtores.
Claro que não podemos negar que o preço ainda é bastante alto aqui no Brasil e às vezes é difícil encontrar orgânicos em todos os lugares, mas já dá pra perceber uma crescente mobilização a nível local e mundial.
Fonte: Blog Da Mimis