Por David Ribeiro Jr.
O novo prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, aproveitou toda a euforia das comemorações em torno da sua posse como chefe do Poder Executivo para demonstrar que não é apenas um rapaz simpático surfando numa onda de popularidade. Ele é muito mais do que isso. É bastante inteligente, e comprometido também, principalmente com os seus ideais partidários.
De modo bastante perspicaz, o prefeito tentou reconquistar a simpatia das pessoas para com o Partido dos Trabalhadores, que anda meio em baixa desde os escândalos de corrupção que arrastaram a imagem do partido ao longo dos últimos dois anos. Embora tenha se desassociado ao máximo do PT ao longo da campanha que resultou na sua vitória na disputa pela Prefeitura, optando inclusive por uma paleta de cores muito mais voltada para o azul na campanha, na posse o prefeito não desapontou os petistas mais apaixonados. Usou camisa e gravata vermelhas, e até a sua esposa, a primeira-dama Grazielle Sucupira, vestia um vestido vermelho ao lado do marido.
Pessoas X Instituições
Ao se referir às muitas críticas que o partido tem recebido nacionalmente, Daniel disse que não é o CNPJ de um partido que mancha a honradez da política brasileira, e sim o CPF de pessoas inescrupulosas que estão à frente de alguns órgãos e segmentos da gestão pública. Assim, o prefeito criticou as pessoas do partido que erraram, mas isentou o PT, enquanto instituição partidária, da culpa que, neste caso, seria dessas pessoas.
Enaltecendo os líderes do PT local
Ao cumprimentar os presidentes dos partidos que o apoiaram na campanha eleitoral do ano passado, Daniel foi enfático ao destacar a presidente do PT local, a professora Maria Helena Costa Salim, atual superintendente regional de Ensino em Teófilo Otoni. Também mereceu destaque durante a solenidade de posse a presença da ex-prefeita Maria José, que esteve à frente da Prefeitura entre os anos de 2005 e 2012, e de quem Daniel foi secretário municipal de Agropecuária e Abastecimento no segundo mandato. Daniel lembrou que foi ela, Maria José, quem conquistou grandes empreendimentos para Teófilo Otoni, como o Restaurante Popular e a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
Outra pessoa destacada foi o deputado federal Leonardo Monteiro, que veio da vizinha cidade de Governador Valadares para prestigiar o amigo prefeito durante a sua posse.
Marcha rumo à rampa
Quando Daniel saiu do anfiteatro do Cine Vitória e percorreu a pé as ruas da cidade até o prédio da Prefeitura, uma bandeira do PT ia sendo levada à frente da comitiva que tinha o prefeito como figura de destaque ao lado da esposa Grazielle, e da presidente do PT, Maria Helena Costa Salim, ambas usando vestidos vermelhos.
Festa popular
Na chegada ao prédio da Prefeitura, Daniel foi recepcionado por uma grande manifestação popular organizada pelo ex-vereador e líder rural Sílvio Gomes, da comunidade da Lajinha, que é considerado uma das figuras mais destacadas do PT local. E depois de receber as chaves das mãos do ex-prefeito Dr. Ilter Martins, Daniel voltou para a rampa da Prefeitura para conversar com as pessoas que foram prestigiá-lo junto à Prefeitura. Tirou o paletó, a gravata, e caiu nos braços do povo, abraçando, beijando, sorrindo, posando para selfies e ganhando o carinho e a admiração da população… e, claro!, mostrando que um novo PT está surgindo na cidade… e quem sabe na região do Leste/Nordeste de Minas.
Quem viver, verá!