Um homem de 48 anos foi preso nessa quarta-feira (4) por manter 27 pássaros da fauna silvestre em cativeiro em Periquito, no Vale do Rio Doce. A Polícia Militar de Meio Ambiente e Trânsito chegou ao local após uma denúncia.
Dentre os animais, 21 estavam identificados e seis não possuíam anilha de identificação. Também foram apreendidos espingarda cartucheira calibre 36 sem marca e sem numeração, dois anilhadores e dois alçapões.
Os animais foram identificados como dois melros, um azulão, um sabiá una, dois curiós, seis canários-da-terra, sete trinca-ferros, um chopim do brejo, cinco coleiros e dois sabiás sabiás. Dezesseis pássaros foram devolvidos à natureza e os demais ficaram sob a guarda de um criador autorizado e vão passar por um período de adaptação para serem reinseridos ao habitat natural. O material apreendido foi encaminhado ao viveiro do IEF em Governador Valadares.
O homem foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia Civil, juntamente com a arma apreendida. Ele responderá por crime ambiental e posse ilegal de arma de fogo.
(G1 Vales de Minas)