Na tarde desta terça-feira (10/01) os prefeitos das cidades mais atingidas pelo surto de febre amarela no Vale do Mucuri, ou que apresentam maior risco em função da proximidade com o foco inicial dos casos registrados, se reuniram em Teófilo Otoni para proporem ações conjuntas para conter a proliferação do surto da doença e tentar impedir que novos óbitos sejam registrados como consequência da febre amarela em nossa região.
COMPARECIMENTO
Estiveram presentes ao encontro o prefeito Daniel Sucupira (Teófilo Otoni), que anfitrionou os demais colegas da região ao lado do vice José Roberto Corrêa, e ainda os prefeitos Henrique Scofield (Itambacuri), Walid Nedir (Ladainha), Wilton Pereira (Malacacheta), Nêgo Sampaio (Poté), Raulinho Pinheiro (Angelândia) e Duíca do Salão (Franciscópolis).
Representando o governo do Estado compareceu o assessor especial do governador Fernando Pimentel para o Vale do Mucuri, Jorge Arcanjo; e, quem também veio apoiar os colegas prefeitos foi o deputado federal Leonardo Monteiro (PT). Uma equipe da Superintendência Regional de Saúde, liderada pela superintendente Marcia Elizabeth Otoni também compareceu ao encontro.
AÇÕES
Os prefeitos presentes propuseram uma série de medidas conjuntas que visavam conter a proliferação da doença, entre elas cobrar mais assistência dos Governos do Estado e Federal no sentido de imunizar a população regional e assim conter o avanço da doença. A diretora da Superintendência Regional de Saúde, Márcia Elizabeth Otoni, assegurou aos prefeitos que, da parte do Estado, todas as medidas estavam sendo tomadas para coibir o avanço da doença.
Avaliação do encontro — O assessor especial do governador Fernando Pimentel, Jorge Arcanjo, explicou que a reunião foi muito producente e válida, pois demonstra para a população regional que os seus gestores, os prefeitos que acabaram de tomar posse, ou que foram reconduzidos para mais um mandato, estão interessados em defender os interesses e o bem-estar de suas respectivas populações. Jorge disse ainda aos presentes que naquele mesmo dia o governador Fernando Pimentel estava se reunindo com secretários de Estado para tomarem novas medidas para reduzir o surto, e também postado um vídeo tranquilizando a população ao reconhecer que a situação é grave, inspira cuidados, mas não é motivo para alarme.
(Por David Ribeiro Jr.)