A nova diretoria da Associação Mineira de Municípios (AMM), para o biênio 2017 a 2019, foi consolidada na quinta-feira, 30 de março, durante eleição com chapa única e suprapartidária, na sede da Associação, em Belo Horizonte. Cerca de 200 prefeitos afiliados compareceram à votação, que contabilizou 185 votos válidos. A diretoria da chapa “Prefeitos unidos, AMM forte!” ficou assim definida: Presidente: Julvan Lacerda (PMDB/Moema); Vice-presidentes: Wander Borges (PSB/Sabará), Dr. Marcos Vinícius (PSDB/Coronel Fabriciano) e Rui Ramos (PP/Pirajuba); Secretários: Maria Aparecida Magalhães (PMDB/Manhuaçu) e José Cordeiro (PSDB/Congonhas); Tesoureiros: Daniel Sucupira (PT/Teófilo Otoni) e Geraldo Godoy (PMDB/Periquito).
Durante a eleição, autoridades da política mineira e nacional estiveram presentes na sede da AMM. Entre eles, o vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade, o ex-prefeito de Belo Horizonte e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Marcio Lacerda, o ex-presidente da AMM, Antônio Júlio, o representante da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Ângelo Roncalli, além de deputados estaduais e federais.
O prefeito de Teófilo Otoni e presidente da AMUC, Daniel Sucupira, eleito 1º tesoureiro, destacou que esta eleição da AMM comprovou que não há distinção de partidos quando o que está em jogo é o bem maior de um Estado, que é sua população. “Em um momento como este, de dificuldades para todos os municípios, envidar esforços com disputas não seria bom. É necessária muita paciência, calma e união de esforços para a superação das dificuldades, que não são poucas”, salientou Sucupira.
Julvan Lacerda, que tomará posse, juntamente com a nova diretoria, durante o 34º Congresso Mineiro de Municípios, que será de 9 a 11 de maio, se comprometeu a fazer o melhor para unir forças, “dando espaço aos companheiros para chancelar e legitimar esse grande acordo que fizemos. Hoje, estamos nesse clima de harmonia e união, todos no mesmo projeto, e isso é muito bom, porque a energia que despenderíamos para concorrer à eleição, direcionaremos para a luta da causa municipalista”, destacou.
Os prefeitos Nem Capotão, de Novo Cruzeiro, e Gildésio “Nego” Sampaio, de Poté, também foram eleitos diretores da Regional Jequitinhonha/Mucuri juntamente com o prefeito de Medina, Evaldo (Vavá) Lúcio Peixoto Sena.
(com informações da AMM e ASCOM PMTO)