Por GloboEsporte.com
Governador Valadares–MG
O Democrata venceu o clássico diante do América-TO, por 1 a 0, na noite desta segunda-feira, 3, fechando a 10ª rodada do Mineiro, e conseguiu se livrar do rebaixamento ao Módulo II com uma rodada de antecedência para o fim da fase de classificação. De quebra, a equipe de Governador Valadares sacramentou a queda do seu rival regional e do Tricordiano.
O jogo foi marcado por uma confusão no fim do segundo tempo. Com ânimos exaltados, pela pressão que os times sofriam para fugir do Z-2, jogadores se desentenderam. No total, cinco atletas foram expulsos na partida, sendo três do Democrata e dois do América-TO, além do técnico do América-TO, Gilmar Estevam, expulso ainda no intervalo do primeiro tempo.
Com gol de Lourival, no início do segundo tempo, a Pantera venceu e chegou aos 10 pontos, em 10º lugar, sem chances de ser superado. O América-TO, em 12º, segue com apenas três pontos e volta à divisão de acesso. Na última rodada do Mineiro, no dia 9 de abril, com todos os jogos às 16h, o Democrata encara o Cruzeiro, no Mineirão, e o América-TO, faz duelo de rebaixados, quando recebe o Tricordiano no Estádio Nassri Mattar.
O jogo
A partida começou estudada, mas logo em seguida o Democrata passou a controlar mais a posse de bola. Através de jogadas mais agudas, especialmente com Andrey e Lourival, o time da casa buscava o gol e assustava em alguns momentos. Porém, o time de Valadares não conseguia furar a defesa adversária, muito sólida neste primeiro tempo, e viu o América TO, na pressão por vitória, crescer.
A equipe de Teófilo Otoni passou a buscar mais o ataque, forçando, quase sempre, as jogadas de lançamento. A melhor chance foi da equipe visitante, com chute forte de Edinho, após jogada individual, com um belo chapéu, com a bola batendo na trave do goleiro da Pantera, Ramon. O América-TO ainda reclamou de uma penalidade não marcada, também em cima de Edinho.
Alívio
Jogando em casa, o Democrata sabia da importância de dar ao seu torcedor o alívio imediato da permanência na primeira divisão. E este alívio chegou rápido. Aos dois minutos do tempo complementar, quando os times ainda se estruturavam no retorno da partida, Lourival, após boa e rápida jogada de Alan pela direita, recebeu passe, dominou e bateu forte, de esquerda, sem chances para o goleiro Marcelo Carné.
— Feliz. Graça a Deus fui abençoado. Não esperava que eu pudesse fazer o gol da permanência —, disse o atacante Lourival, autor do gol, após o jogo.
Daí em diante, o domínio da partida voltou para a Pantera, que passou a valorizar a posse da bola e até mesmo o tempo. Vários jogadores precisaram de atendimento dentro de campo; o que irritou o time adversário. Já no fim da partida, nos acréscimos do árbitro da partida, uma confusão entre os jogadores fez com que Rafael Tanque, do Democrata, e Rogélio Ávila, do América, fossem expulsos. A Polícia Militar precisou entrar em campo. Mas, felizmente a partida terminou sem maiores incidentes, para alívio da torcida.