A Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Mucuri (AMUC) se reuniu na manhã da última sexta-feira (26/05) para a sua 66ª (sexagésima sexta) Assembleia Extraordinária com o propósito de discutir uma ampla e importante pauta previamente acertada entre os prefeitos ligados à entidade. O encontro foi realizado no auditório do Hotel Capital das Pedras, em Teófilo Otoni.
O presidente da AMUC, o prefeito Daniel Sucupira, de Teófilo Otoni, presidiu a assembleia, com a presença do secretário Nego Sampaio, prefeito de Poté, e em seguida com o apoio do vice-presidente, o prefeito de Itambacuri, Henrique Scofield. Vários prefeitos da região, secretários municipais e técnicos dos órgãos parceiros também compareceram ao evento. O assessor especial do governador Fernando Pimentel para o Vale do Mucuri, Jorge Arcanjo, também prestigiou a assembleia.
Pauta da Assembleia
Governança Corporativa
O agente de Negócios do SEBRAE, Cirilo Bonfim, a quem foi dada a palavra, falou do fortalecimento da parceria entre as duas instituições (AMUC e SEBRAE) e a disponibilidade de capacitação para servidores na área de governança corporativa, que é uma metodologia que visa aplicar na gestão pública as mesmas técnicas da iniciativa privada, objetivando, evidentemente, os mesmos resultados.
Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos
Esta pauta foi apresentada pelo perito ambiental da Emater e consultor técnico e geógrafo Bruno Balarini. Ele explicou um pouco mais sobre a possibilidade de captação de recursos para o operacionalização do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos, que é uma necessidade dos municípios da região, além de uma oportunidade de atender à nova legislação ambiental concernente à questão da destinação dos resíduos (lixo) produzido nas cidades brasileiras, e em especial em Minas Gerais.
Água para Todos
O engenheiro Thiago Emanuel França Marinho (do IDENE de BH), e o gerente regional do órgão no Vale do Mucuri, Beto de Castro, apresentaram uma explanação sobre requisições ambientais, prazos para a entrega dos projetos, dentre outros requisitos necessários para pleitear a instalação das barragens do programa Água para Todos do Governo do Estado.
Transporte Escolar
Por sua vez, o instrutor de cursos especializados do SEST/SENAT, Alfredo Campos Pacheco, abordou a necessidade de especialização dos condutores do transporte escolar, sob risco de terem bloqueado o repasse dos seus recursos. E como os prefeitos são parte interessada nesse assunto, cabe a eles, aos prefeitos, assegurar que ocorra, de fato, essa qualificação e especialização por parte dos concessionários do transporte escolar.
Repercussão da Assembleia entre os prefeitos
Prefeitos presentes também se pronunciaram durante a Assembleia. Os prefeitos de Carlos Chagas, Acássio Coutinho (PPS), de Poté, Nego Sampaio (PPS), falaram sobre o momento atual de crise e a falta de dinheiro nos caixas das prefeituras, o que tem inviabilizado, segundo eles, não só investimentos, como também compromissos rotineiros das administrações municipais. Ambos apontaram a AMUC como uma ponte para a construção de alternativas e captação de recursos para modernização dos serviços prestados pelas prefeituras.
O presidente da AMUC, Daniel Sucupira, que é prefeito de Teófilo Otoni, destacou, em suas falas no decorrer da assembleia, a importância da instalação do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos com o propósito de dar um destino sustentável ao lixo produzido em nossa região.
Durante a assembleia, também foi assinado o termo de cooperação entre a AMUC e os municípios conveniados, em atendimento ao marco regulatório das Organizações da Sociedade Civil, e aprovada a nomeação da assessora financeira Cida para assinar cheques das contas correntes da entidade. Ao final da assembleia foi oferecido um almoço aos participantes.
O prefeito de Novo Cruzeiro, Milton Coelho de Oliveira, o Nem Capotão (PR), avaliou positivamente a realização da assembleia.Segundo Nem, os temas discutidos são de extrema importância para os municípios filiados à AMUC no que diz respeito à busca de soluções frente às dificuldades enfrentadas pelas prefeituras. Para o prefeito, o trabalho em conjunto de buscar alternativas frente aos problemas enfrentados no dia a dia das cidades, e a atual crise financeira, é a demonstração de uma união necessária para a construção de dias melhores para o Nordeste Mineiro.
(com informações do Diário de Teófilo Otoni online)