No início do ano mais de 100 famílias moradoras da zona rural do município de Machacalis, no Vale do Mucuri, receberam 1 tonelada e meia de sementes de feijão e milho para o plantio em suas comunidades. O benefício foi possível por meio do apoio do deputado estadual Neilando Pimenta (PP) junto a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor) e o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene). Hoje, a realidade destes produtores rurais é um cultivo de encher os olhos, com colheita programada para os próximos meses de julho e agosto.
“Na ocasião da doação das sementes, Machacalis foi um dos 258 municípios beneficiados que compõem a área de atuação do sistema Sedinor/Idene. Ao visualizar o crescimento das sementes e os terrenos cultivados, entendemos ainda mais a importância de fazer parte desta iniciativa. Vamos continuar empenhados para apoiar os produtores e incentivá-los para a produção de alimentos saudáveis e sem agrotóxicos”, afirmou Neilando Pimenta.
Além das sementes para o plantio, as famílias residentes na área rural também receberam orientação técnica da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG) para o melhor desempenho de suas lavouras. Em Machacalis, o responsável é o profissional Alexandre Rodrigues.
Um ótimo exemplo no município é a Comunidade Rural Esperança do Vale, que afirmou ao secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Alexandre Amador, estar muito contente com o suporte recebido. “É gratificante ver o fruto de um trabalho em prol dos nossos agricultores familiares. Estive na Comunidade Rural Esperança do Vale para abordar sobre o Programa Brasil Sem Miséria e deparei com uma grande lavoura de milho e feijão. Em breve eles venderão suas produções e estão muito felizes e agradecidos, em especial, ao deputado que não mediu esforços para serem contemplados”, disse o secretário.
Para o prefeito de Machacalis, Mauro Roberto Francisco Batista, a comercialização dos produtos cultivados é um dos fatores que mais motiva os agricultores, que ainda têm a autoestima levantada. Nesta semana, o município assinou um Termo de Cooperação Técnica para participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – Termo de Adesão Estadual, o que colabora com o enfrentamento da fome e da pobreza e, ao mesmo tempo, fortalece a agricultura familiar.
“As famílias poderão vender o que produziram na feira livre da praça, no Centro, junto ao comércio local e por meio do PAA, que é de fundamental importância para a cadeia produtiva. O Programa resulta no fortalecimento da agricultura familiar com geração de renda e emprego. A adesão de Machacalis vai resultar em uma qualidade de vida melhor para todos. É também a valorização do plantio sem agrotóxicos”, resumiu o prefeito.