Foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (22) a Operação Senhor das Armas, em Governador Valadares (MG), buscando combater o comércio ilegal de armas de fogo, munições e artefatos na cidade. De acordo com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), nove mandados de prisão preventiva, 30 mandados de busca e apreensão, e outras medidas cautelares estão sendo cumpridos.
As investigações, inciadas em julho de 2016, reveleram que uma suposta organização criminosa atuava com a divisão de tarefas e pagamentos de comissões aos seus intermediários. O MPMG informou que as negociações aconteciam por aplicativos de mensagem de celular, o que gerava facilidade na aquisição de munições para armas de diferentes calibres. O grupo criminoso fazia as vendas dos materiais para cidades de Minas Gerais e do Espírito Santo.
Funcionários e ex-funcionários de empresas do ramo, de acordo com o MPMG, forneciam o material com o consentimento dos proprietários dos estabelecimentos. Um dos empresários, ainda segundo o MPMG, também fazia de forma indiscriminada a venda dos armamentos.
Os mandados foram expedidos pelo Poder Judiciário, em Governador Valadares, e estão sendo cumpridos em duas casas de comércio de armas da cidade, e também em outros pontos. Um helicóptero da Polícia Militar sobrevoa a cidade de Governador Valadares, auxiliando os militares que participam da operação.
(G1 Vales de Minas)