Petista rebate Minas Repórter: “Pimentel não vai apoiar Getúlio”… Mas é claro que não, oras!

Petista rebate Minas Repórter: “Pimentel não vai apoiar Getúlio”… Mas é claro que não, oras!

Por David Ribeiro Jr.

Há duas semanas escrevi um editorial com o seguinte título: “Grupo de Fernando Pimentel prefere que Getúlio continue à frente da Prefeitura de Teófilo Otoni”. O texto está lá para quem quiser ver. Não houve nenhuma correção, atualização ou alteração no seu conteúdo desde que foi publicado. Se você não leu o texto, recomendo que o faça clicando neste link. Observe que em momento algum eu disse, ou escrevi, que Pimentel vai apoiar Getúlio Neiva. Isso jamais foi colocado no texto que, insisto: desde que foi publicado, continua sem nenhuma alteração. Na verdade eu nem me referi ao governador Pimentel de forma direta. O que afirmei, e reafirmo aqui, é que pessoas ligadas à articulação política do governador Fernando Pimentel… “pessoas ligadas à articulação política do governador Fernando Pimentel”… chegaram à conclusão de que o PT de Teófilo Otoni quando não está no poder ajuda mais ao PT estadual do que quando está à frente da Prefeitura. Foi tudo o que afirmei no texto, sem tirar nem pôr mais nada.

E, detalhe: quem disse isso não fui eu. Esta foi uma conclusão a que chegou a articulação política do governador com base em números. E, convenhamos, contra fatos (e números são fatos) não há argumentos. Para quem não leu o texto antes, e ficou com preguiça de lê-lo agora, quero relembrar alguns números:

Em 2002, fora do poder, o PT local deu a Nilmário Miranda (candidato a governador pelo PT à época) 34,044% dos votos da cidade contra 30,725% dos votos obtidos no estado;

Em 2006, agora à frente da Prefeitura, o PT local deu ao mesmo Nilmário Miranda 25,958% dos votos locais contra 22,034% dos votos obtidos no Estado. Aqui a diferença ainda foi para maior, mas diminuindo sistematicamente a diferença;

Em 2010, ainda à frente da Prefeitura, o PT local deu a Hélio Costa, apoiado pelo PT estadual, 30,49% contra 34,18% no resto do Estado. Começou o fracasso. E olha que sendo Hélio Costa do PMDB, contou com muita ajuda de outras vertentes políticas na cidade;

Em 2014, fora da Prefeitura, o PT local deu a Fernando Pimentel 57,43% dos votos da cidade contra 52,98 do resto do Estado.

Viram?… Os números não mentem. É um fato que o PT local quando está no poder mais atrapalha do que ajuda. E é claro que o grupo do governador chegaria a essa conclusão em algum momento. Por ser um grupo muito técnico, chegou à conclusão antes do que o pessoal daqui esperava. Fazer o quê?!

Quem leu o primeiro texto viu que no último parágrafo eu escrevi o seguinte: “Daí as razões pelas quais a minha fonte em BH insiste em afirmar que o candidato preferido do grupo de Pimentel para 2016 em Teófilo Otoni ser qualquer nome — que não do PT, evidentemente. Se for Getúlio, inimigo histórico do PT, melhor ainda. Se Getúlio ganhar, isso fará o PT trabalhar dobrado em 2018”.

Observe que em momento algum eu afirmei que o PT estadual vai apoiar Getúlio. Afirmei, sim, que o PT estadual, por uma questão estratégica, prefere Getúlio ou qualquer outro nome que não seja do PT em 2016. Outra observação importante: essa situação não se dá apenas em Teófilo Otoni. Segundo a minha fonte, o grupo do governador tem restrição quanto aos diretórios petistas de outros municípios também. Um dos casos seria o Diretório do PT de Juiz de Fora. Mas é claro que Pimentel vai aparecer nas campanhas políticas dos candidatos do PT, inclusive aqui em Teófilo Otoni. Vai emprestar a sua imagem, vai gravar vinhetas e coisas e tal. Mas deve ficar só nisto mesmo.

Quem parece que entendeu direitinho o espírito do texto foi o nosso leitor Reisvelt Tomich Teixeira. Foi dele o seguinte comentário: “só falta combinar com os eleitores”. E se você duvida, então aguarde. Quem viver, verá!

Por David Ribeiro Jr.

David Ribeiro Jr. é editor-chefe do Portal minasreporter.com

E-mail: davidsanthar@hotmail.com



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.