Autoridades, professores, diretores, alunos, pais e moradores participaram na última terça-feira (8) da inauguração da nova sede da Escola Estadual de Liberdade, localizada no Povoado de Lajinha, a 12 Km da área urbana de Teófilo Otoni. O deputado Neilando Pimenta (PP) esteve presente à solenidade representando o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes. Desde 2013, ele vem atuando junto ao Governo do Estado para garantir os recursos que viabilizaram a construção da nova escola. O investimento foi de mais de R$ 4 milhões.
Neilando Pimenta participou de reuniões com representantes do governo federal e estadual para assegurar a verba. “Cumpri uma promessa que fiz aos moradores da Lajinha. Há 12 anos a Escola Estadual de liberdade era reivindicada pela população”, lembrou o deputado.
A Escola Estadual de Liberdade funcionou, nos últimos anos, em locais improvisados como um espaço alugado e adaptado do antigo motel que havia nas proximidades. Atualmente, a unidade ocupa uma área de 2.468 m². As obras duraram dois anos e foram paralisadas por um período por falta de recursos.
“A Comunidade da Lajinha agradeceu ao deputado Neilando Pimenta pela construção da nova sede da Escola Liberdade. Ele foi o primeiro parlamentar a se comprometer a buscar recursos para a obra. E cumpriu a promessa. Estamos com uma escola de primeira linha, graças a sua ação”, disse a presidente da Comunidade da Lajinha, Maria Cristina Rodrigues.
Histórico e nova Estrutura
Em 2013, durante a reunião Geral da Comunidade, o deputado Neilando Pimenta esteve presente e assumiu o compromisso com os moradores de viabilizar os recursos para a construção da nova sede da Escola Estadual de Liberdade. Foram várias reuniões no Ministério da Educação, nas Secretarias de Estado da Educação, de Transportes e Obras Públicas, de Governo e demais órgãos, acompanhando todo o processo desde à licitação, a ordem de serviço e a garantia da liberação dos recursos para a obra.
A nova unidade atende centenas de alunos e gerou cerca de 80 postos de trabalhos para a população local. Os estudantes e professores contam com salas amplas, laboratórios de ciências, biblioteca, sala de informática, central de línguas, cantina, pátio coberto, quadra coberta, banheiros e vestiários, cozinha, despensa, sala de professores, secretaria, diretoria e vice-diretoria.
A escola também foi contemplada com computadores, impressoras, projetor e serviços de rede lógica e elétrica.
A diretora da Escola, Cláudia Rodrigues, comentou que a construção da Escola trouxe um alívio. “As instalações são ótimas e causaram uma motivação em todos nós. A construção ficou maravilhosa e traduz a concretização de um grande sonho que agora é uma realidade”, ressaltou.