TEÓFILO OTONI — A Mostra Empresarial do Nordeste Mineiro (EXPONOR), em sua edição 2017, se mostrou um evento maior, melhor e muito mais importante do que se propôs a ser quando foi resgatada pela atual gestão da Associação Comercial e empresarial (ACE) de Teófilo Otoni.
De acordo com o presidente da ACE, Ricardo Bastos Peres, assim que assumiu a entidade, pediu ao gerente-executivo Mielly Maya Machado para iniciar a elaboração de um estudo para resgatar a EXPONOR, mas não apenas como um espaço para exposição de produtos e serviços, como ocorria antes. “A internet, que já estava consolidada em 2013, já fazia isso”, comentou Ricardo. “Precisávamos de algo a mais; precisávamos de algo diferente”, explicou ainda o presidente.
E, de fato, a EXPONOR se tornou algo grande e marcante. O próprio Ricardo Bastos assim conceitua: “Mais do que uma Mostra Empresarial, a EXPONOR é hoje um ecossistema completo e complexo onde empresas e empreendedores de todos os portes e segmentos expõem os seus bens, produtos e serviços para o público visitante e, ao mesmo tempo, interagem com outros expositores, fornecedores, prestadores de serviços para o seu negócio e, assim, oportuniza o surgimento de muitos novos negócios na cidade e região, gerando emprego, renda e riqueza para a nossa gente”.
ABERTURA
A solenidade de abertura da EXPONOR 2017 contou com um verdadeiro rol de autoridades que se perfilaram para marcar presença na cerimônia inaugural, além de uma emocionante apresentação do Hino Nacional no ritmo emocionante e contagiante de Pereira da Viola.
No palco estrategicamente montado próximo à praça de alimentação, o presidente da ACE, Ricardo Bastos deu as boas-vindas aos presentes e desejou bons negócios e muito sucesso a todos.
Também compuseram o dispositivo de honra da solenidade de abertura: o vice-presidente da ACE, empresário Sebastião Ribeiro de Souza, o Tião da Jhiane, que representou à diretoria executiva da entidade; o diretor administrativo-financeiro da ACE, empresário Synval Handeri, que representou a todos os diretores setoriais; o prefeito Daniel Sucupira (PT); o deputado federal Fábio Ramalho (PMDB), 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados, que, na ocasião, estava presidente em exercício; o deputado estadual Gustavo Santana (PR), representando a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais; o presidente da Câmara Municipal de Teófilo Otoni, vereador Fábio Lemes (Avante); o assessor especial do governador Fernando Pimentel para o Vale do Mucuri, Jorge Arcanjo (PSDC); o vice-prefeito de Teófilo Otoni, o médico José Roberto Corrêa (PSDC); o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Integração Regional, Trabalho, Emprego e Renda, Jonas Boa Ventura Santos; o secretário municipal de Saúde e ex-titular da Pasta de Desenvolvimento Econômico, Tarcirlei, Mariniello de Brito; o presidente da Associação dos Exportadores de Gemas e Joias do Brasil (GEA, na sigla em Inglês), Leonardo Souto; a gerente da Regional Rio Doce da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Jaqueline Coelho; o consultor empresarial e ex-presidente da FEDERAMINAS, Wander Luiz Silva; o presidente do Sindicato das Empresas de Consultoria, Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e Empresas de Serviços Contábeis do Estado de Minas Gerais (SESCON-MG); o prefeito de Novo Cruzeiro, Milton Coelho de Oliveira, o Nem Capotão (PR); o prefeito de Malacacheta, Wilton Silva (PTN); o delegado-chefe do 15º Departamento de Polícia Civil, Vinícius Sampaio; a blogger e coordenadora do Espaço It da Exponor, Vivi Ribeiro; e o produtor Lula Guedes, responsável pelos eventos artístico-culturais da Mostra.
Acompanhe, a seguir, em slideshow, os principais pronunciamentos registrados durante a abertura da EXPONOR 2017:
ECOSSISTEMA EMPRESARIAL
Para o vice-presidente da ACE, empresário Sebastião Ribeiro de Souza, o Tião da Jhiane, a EXPONOR tem crescido todos os anos e se tornado a maior expressão da capacidade do nosso empresariado local se organizar em torno de objetivos comuns e criar um verdadeiro ecossistema empresarial em que todos ganham. “Graças ao nosso crescimento exponencial, neste ano pudemos ter a Feira Internacional de Pedras Preciosas sendo realizada paralelamente à EXPONOR. Eu tenho certeza que, a partir daqui, continuaremos a crescer sempre mais e mais com a força da nossa equipe de trabalho”, argumentou Tião.
Por sua vez, o empresário Ricardo Bastos, falando sobre a importância desse complexo ecossistema empresarial, explicou que “A EXPONOR é o resultado da ACE e outras entidades parceiras, todas representando o terceiro setor, darem um norte para o desenvolvimento econômico da nossa região. O terceiro setor dá o norte. O setor público, representado pelo apoio que recebemos do Governo do Estado e também da Prefeitura, nos ajuda com a infraestrutura. E a classe empresarial se soma a essa junção de forças incrementando o projeto e tornando-o viável”, defendeu Ricardo.
Espaço It
O “Espaço It”, da blogger Vivi Ribeiro, foi, por sua vez, uma atração à parte durante os quatro dias do evento. Logo na primeira noite Vivi Ribeiro promoveu, no “Espaço It”, o lançamento da coleção Moda Resort Vivi Ribeiro, assinada pelo estilista Kleber Vieira. A partir da noite de sexta-feira foram promovidos desfiles dos parceiros do “Espaço It”, que tornaram o espaço ainda mais agradável do que nas edições anteriores. A blogger Vivi Ribeiro se disse muito contente com os resultados e deixou o público com um gostinho de “quero mais” para a edição do ano que vem do “Espaço It”.
Veja, a seguir, também em slideshow, alguns momentos marcantes registrados no Espaço It:
PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICO-CULTURAL
Todas as noites uma vasta programação cultural atraía milhares de pessoas ao espaço da Mostra Empresarial. Havia shows gratuitos todas as noites no “Espaço It”, da blogger Vivi Ribeiro, e também na Praça de Alimentação do Pavilhão de Exposições.
Na sexta-feira, 18, o artista “Pereira da Viola”, recentemente homenageado com o título de Garimpeiro do Ano de Teófilo Otoni, promoveu uma espetacular apresentação de música raiz e moda de viola.
No sábado, duas mega-apresentações lotaram o espaço de shows do Estacionamento do EXPOMINAS. O primeiro, com Jorge Vercillo, e o segundo com a Banda Falamansa. Foi um verdadeiro espetáculo de bom gosto musical.
No domingo, 20, houve show com o Anima Kids a partir das 11h da manhã, além de continuarem as apresentações com artistas locais e regionais.
Conheça, a seguir, algumas das principais atrações artísticas da Exponor 2017:
RESULTADOS
Para Mielly Maya Machado, gerente-executivo da ACE, a EXPONOR, como bem colocou o presidente Ricardo Bastos, se tornou um evento maior, melhor e mais complexo do que originalmente planejado.
“Nós tivemos 176 estandes comercializados com pelo menos um mês de antecedência em relação à data da Mostra”, explicou Mielly, que continuou: “Isso demonstra a credibilidade que os empresários da cidade e região depositam na EXPONOR. Graças a esta credibilidade adquirida, neste ano pudemos contar, também, com a realização paralela da Feira Internacional de Pedras Preciosas, a FIPP; um maior engajamento do público para com o “Espaço It”; além de shows de altíssimo nível que foram coordenados pelo produtor Lula Guedes. A realização da Mostra já demandou, por si só, um volume de negócios superior a R$ 1,5 milhão de investimentos. Durante os quatro dias de realização da EXPONOR estimamos a realização de uma movimentação superior a R$ 4 milhões apenas na área interna do evento”, finalizou Mielly.
REPERCUSSÃO ESTADUAL
O sucesso da EXPONOR 2017, ainda mais tendo em vista a parceria com a Feira Internacional de Pedras Preciosas, a FIPP, organizada pela GEA, alcançou tamanha repercussão que, no domingo (20/08), último dia do evento, recebeu a visita do presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Geras (CODEMIG), Marco Antônio Soares da Cunha Castello Branco, que veio à cidade acompanhado do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Olavo Machado Júnior, e também do 1º Vice-Presidente da Câmara dos Deputados, o deputado federal Fábio Ramalho (PMDB).
A CODEMIG é uma estatal mineira que, entre outros importantes investimentos em Teófilo Otoni e região, criou e coordena o programa “Voe Minas”, que garantiu a manutenção de uma linha aérea ligando Teófilo Otoni e Almenara à capital, Belo Horizonte. A CODEMIG é, também, gestora do Centro de Convenções EXPOMINAS, que em Teófilo Otoni tem abrigado anualmente a EXPONOR, além de muitos outros eventos que enaltecem a economia local e regional.
Marco Antônio Castello Branco se disse impressionado com a magnitude dos eventos, EXPONOR e FIPP, e já antecipou a sua intenção de continuar apoiando a realização dos mesmos nas próximas edições.
Por sua vez, o presidente FIEMG, Olavo Machado Júnior, que, através da Regional Rio Doce da FIEMG, sempre apoiou à EXPONOR, elogiou a iniciativa da ACE de manter acesa a chama deste evento que estimula o aperfeiçoamento constante das atividades empresariais como um todo, inclusive da indústria regional que, embora muitos considerem pequena, tem crescido todos os anos e se projetado para a economia estadual.
EXPECTATIVA DE FUTURO
Para os próximos anos o presidente da ACE, Ricardo Bastos propõe aumentar o número de parcerias da Mostra: “Quem sabe podemos realizar, assim como fizemos este ano a EXPONOR e a FIPP, a Exposição Agropecuária e outros eventos paralelos também?” E, mais do que isso, Ricardo explicou que sua meta é transformar a EXPONOR numa referência de progresso devolvendo a Teófilo Otoni a sua condição de cidade-polo da economia regional, e também o seu protagonismo entre as mais importantes cidades de Minas Gerais.
(Fonte: ACE)