As forças iraquianas descobriram os corpos de 47 pessoas em onze fossas comuns após a sua entrada em Tikrit, cidade recuperada das mãos dos jihadistas do Estado Islâmico (EI) no norte do Iraque, indicou uma autoridade.
Em 31 de março, as tropas iraquianas recuperaram o controle desta cidade estratégica, localizada a 160 quilômetros de Bagdá e ocupada pelo EI desde a ofensiva lançada no Iraque em junho de 2014.
As tropas encontraram onze valas comuns, e “o número de corpos exumados chega a 47”, explicou o porta-voz do ministério de Direitos Humanos, Kamel Amin.
Os corpos, de acordo com o porta-voz, poderiam pertencer a vítimas do massacre de Speicher, uma base militar situada no extremo norte de Tikrit, que foi atacada em junho de 2014 pelo EI. Os jihadistas executaram centenas de recrutas, em sua maioria xiitas.
Amin indicou que os testes de DNA confirmarão ou refutarão essa hipótese.
A reconquista de Tikrit é a vitória mais importante das forças iraquianas desde o início das operações para recuperar o terreno perdido, após a debandada inicial frente aos jihadistas.
Na operação de junho, o EI conseguiu tomar vastos territórios a oeste, leste e norte de Bagdá, incluindo a segunda maior cidade, Mossul.
Para frear este avanço, as forças iraquianas tem tido o apoio de milícias xiitas e tribos sunitas, assim como o apoio aéreo da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos.
Fonte: Estado de Minas