O acesso de estudantes universitários das comunidades de Mucuri e Lajinha às instituições de ensino superior está mais fácil e seguro desde o mês de agosto de 2017, graças ao compromisso firmado e cumprido pela gestão municipal com a viabilização do transporte escolar universitário gratuito nas comunidades. O projeto do executivo foi votado por unanimidade pelos vereadores e entrou em vigor pouco tempo depois de sancionado.
Em duas comunidades o projeto já entrou em vigor. Os alunos do distrito de Mucuri, que fica a aproximadamente 35 km, e os alunos da comunidade da Lajinha, a 15 km da zona urbana de Teófilo Otoni, já foram beneficiados com os ônibus escolares.
Khaiza Santos é moradora do distrito de Mucuri e universitária do Curso de Enfermagem. Ela relatou que vivia numa luta diária para fazer a faculdade, sempre precisando de carona para chegar a Teófilo Otoni. “A volta era a mesma coisa, nós ficávamos próximos a uma concessionária de veículos na BR-116, para arriscar em alguma carona de volta para casa. Estamos aliviados por ter agora o nosso transporte universitário gratuito para nos levar e voltar para casa”, lembrou a estudante.
Daniely Ferreira Silva Schultz mora e trabalha na Comunidade da Lajinha. Ela está cursando o 4º período de Direito e relatou as dificuldades antes do transporte universitário gratuito. “Já passamos por muitas dificuldades, principalmente para voltar tarde da noite para casa. Teve caso de eu vir numa carroceria de caminhonete e em outro dia só conseguir condução às duas horas da manhã. Agora vai melhorar muito para nós estudantes. Então é um alívio saber que temos horário de ida e volta para casa, e o mais importante, com segurança, sem correr riscos de ficar na rua até tarde ou pegar carona com desconhecidos”, comemorou.
A administradora regional da comunidade da Lajinha, Cirlene Rodrigues, disse que este era um dia de agradecimento. “Primeiro agradeço a Deus e depois ao empenho e o compromisso cumprido pelo governo municipal. Há anos estamos lutando por essa conquista, muitos aqui já passaram por diversas dificuldades ou até mesmo deixaram de estudar por não ter um transporte. Em nome da comunidade da Lajinha queremos agradecer imensamente ao nosso prefeito”, concluiu Cirlene.