O deputado federal Fábio Ramalho (PMDB/MG), que é vice-presidente da Câmara dos Deputados em Brasília, e coordenador da bancada mineira no Congresso Nacional, afirmou na noite de hoje (29) que o presidente Temer não irá vetar a Medida Provisória 789, que determina o aumento da alíquota da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), que antes era de 2%, e com a aprovação da nova MP pelo Congresso passa a ser de 3,5%.
A notícia foi dada após uma longa reunião realizada na tarde desta quarta-feira (29) entre parlamentares mineiros, maranhenses e paraenses com o próprio presidente da República, Michel Temer.
Segundo Fabio Ramalho, esta é uma importante vitória da bancada mineira, que tinha no aumento da alíquota da Cfem uma das suas principais bandeiras. “Os novos recursos vindos da Cfem vão promover um importante incremento no caixa das prefeituras, que vão poder prestar melhores serviços para a população. Promover mais qualidade de vida ao povo mineiro, esse é o trabalho da nossa bancada”, explicou o parlamentar, contente com o resultado da reunião.
Hospital Regional de Teófilo Otoni
A confirmação do aumento da alíquota da CFEM é especialmente importante para o povo de Teófilo Otoni. Isso porque no dia 27 de julho deste ano o deputado federal Fábio Ramalho concedeu uma entrevista ao minasreporter.com explicando que seria com os recursos aumentados da CFEM para Minas Gerais que ele garantiria um aporte de capital para que o governador Fernando Pimentel concluísse as obras do Hospital Regional de Teófilo Otoni (leia aqui). Resta saber se o governador manterá o compromisso assumido.