Vereador Northon Neiva intervém para não fechar Escola Estadual Lourenço Porto

Vereador Northon Neiva intervém para não fechar Escola Estadual Lourenço Porto

O vereador Northon Neiva tem se empenhado por articular para que a Escola Lourenço Porto não seja fechada (foto: Diário de Teófilo Otoni | Reprodução)

No Diário Tribuna:

Ainda repercute muito a confirmação da superintendente Regional de Ensino, Maria Helena Costa Salim, sobre o fechamento da Escola Estadual Lourenço Porto, situada na Vila São João, em Teófilo Otoni. A superintendente disse que a escola está se preparando para o seu encerramento agora em 2.017; que os professores e pais já foram comunicados durante reuniões. A alegação para o fechamento, segundo Maria Helena, é que uma escola estadual urbana não pode funcionar com menos de 100 alunos, e a cada ano vem diminuindo o número.

A divulgação caiu como uma bomba na semana passada para os pais dos alunos, ressaltando que alguns reclamam não ter condições de custear despesas com transporte escolar para conduzir seus filhos até outras escolas longe do bairro. A superintendente diz que hoje a escola tem cerca de 63 alunos; por outro lado, há pais que dizem ter 98. Mas certo é que a superintendente já confirmou o seu fechamento já neste ano de 2017.

A escola até então funciona em tempo integral, o que possibilita aos pais trabalharem fora e terem a tranquilidade de que o filho está numa boa escola, recebendo alimentação adequada, sendo bem cuidado. Caso realmente ocorra o fechamento, muitos pais terão que mudar a rotina escolar dos filhos; alguns não sabem como fazer para enviá-los a outra escola distante de casa. Na manhã de segunda-feira (27/11) houve manifestação dos pais que protestaram contra o fechamento do educandário.

O vereador Northon Neiva interveio no caso e tenta lutar junto com os pais e alunos para que a escola não seja fechada. O parlamentar disse que também foi pego de surpresa, mas já fez requerimento e enviou a todos os deputados representantes desta região, cobrando deles um posicionamento quanto ao fechamento da Escola Estadual Lourenço Porto. A intenção do vereador é que os deputados marquem uma reunião em BH com a secretária de Educação e o prefeito local, para rever a situação. Para ele, fechar escola é um retrocesso.

Para o vereador, o fechamento da escola é um verdadeiro atentado contra a educação aqui na região. Northon destaca que, apesar de ser uma escola pública estadual, a Câmara Municipal e a Prefeitura de Teófilo Otoni não podem ficar de braços cruzados assistindo o seu fechamento. “Nos pegou de surpresa; não só a nós, mas a toda a comunidade. Apesar de ser uma situação em nível estadual, nós, como vereadores, não podemos ficar de braços cruzados nessa hora; é preciso movimentar”. (Colaboração: Vanilson Souza).



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.