Por Mary Ribeiro
Ter um prato colorido não é só para deixá-lo mais atraente e bonito aos nossos olhos. Tem muito mais fundamentação nutricional! Inclusive quando diz respeito às folhas verdes escuras, como a rúcula, agrião e espinafre entre outras.
Esses vegetais possuem substâncias que fazem muitíssimo bem à nossa saúde. Há quem diga que quanto mais verde, mais saudável! E o melhor? Têm pouquíssimas calorias e vão nos ajudar a emagrecer!
Mas o que realmente elas têm de especial? As folhas verdes escuras são ricas em vitaminas A, C, K, ácido fólico e vitaminas do complexo B, minerais, cálcio, ferro, fitoquímicos e fibras essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.
Ainda encontra-se nesses alimentos: fósforo, magnésio, potássio e clorofila, o que auxilia o organismo na prevenção de doenças como: anemia, osteoporose, estresse, doenças do coração e equilibram o pH do sangue, tornando o trabalho do nosso corpo mais intenso e eficiente. Além disso, esses vegetais possuem compostos químicos que reduzem o risco do desenvolvimento de câncer.
Alguns nutrientes necessitam de outros para serem melhor absorvidos, como é o caso do ferro e a vitamina C. Desta forma, pode-se acrescentar frutas na salada, ou utilizar o limão para temperá-las.
Consumir os vegetais ainda crus conserva 100% as propriedades nutricionais. Para ter um efeito ainda mais benéfico à saúde, também é preciso consumir esses alimentos com regularidade, e não somente de vez em quando, viu?!
Dentre as principais folhas verdes escuras estão: agrião, acelga, alface, almeirão, chicória, couve de bruxelas, couve, espinafre, mostarda, escarola, folha de brócolis, folha de beterraba, rúcula.
Fonte: Blog da Mimis