— Por David Ribeiro Jr. —
A Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Mucuri (AMUC) promoveu na manhã desta quarta-feira (17/01) a sua 111ª Assembleia Geral Ordinária para a eleição e posse da nova Mesa Diretora da instituição — que tem o papel de abrigar, representar e defender os interesses, de forma associativa, dos municípios do Vale do Mucuri.
Unanimidade
Antes mesmo da abertura oficial da Assembleia, os prefeitos se reuniram sozinhos, como é de praxe, para discutir os últimos detalhes da eleição. Na ocasião, o então presidente, o prefeito Daniel Sucupira, de Teófilo Otoni, agradeceu o apoio recebido de todos os colegas prefeitos associados, mas disse que não se candidataria à reeleição por que, uma vez que perdeu recentemente o seu vice-prefeito (leia mais aqui), agora precisa estar mais presente em seu município. Unanimemente, os prefeitos escolheram como novo presidente da AMUC o prefeito de Ladainha, Walid Nedir Oliveira.
A Assembleia
Iniciada formalmente a Assembleia, o então presidente Daniel Sucupira apresentou a todos os presentes a prestação de contas do seu exercício como presidente. Daniel também destacou as inovações administrativas que implantou na entidade e como elas ajudaram a otimizar os processos gerenciais da entidade. Sucupira disse ter recebido a AMUC com aproximadamente R$ 330 mil em caixa, e entrega ao seu sucessor cerca de R$ 100 mil a mais do que recebeu, recurso que, segundo ele, certamente poderá ser usado para otimizar ainda mais a condução dos trabalhos.
Acompanhe a fala do prefeito Daniel Sucupira sobre o seu trabalho à frente da AMUC ao longo do último ano:
Leia também:
………………………………………….
Anunciada a nova Mesa Diretora, a AMUC terá, a partir de agora, a seguinte composição:
Presidente: Walid Nedir Oliveira — Prefeito de Ladainha;
1º Vice-Presidente: Artur Rodrigues da Silva — Prefeito de Santa Helena de Minas;
2º Vice-Presidente: Josimar (Mazinho) Costa Teles — Prefeito de Ouro Verde de Minas;
Secretário Geral: Gildésio (Nego) Sampaio de Oliveira — Prefeito de Poté.
Conheça, no slideshow a seguir, a nova diretoria da AMUC:
O Conselho Fiscal ficou assim constituído:
Membros Efetivos:
Iran Pacheco Cordeiro — Prefeito de Serra dos Aimorés;
Heber Gomes Neiva — Prefeito de Caraí;
Luciano Balarini Gonçalves — Prefeito de Pavão;
Membros Suplentes do Conselho Fiscal:
Ailton Batista de Freitas — Prefeito em exercício de Catuji;
Warlen Antônio José Barbosa — Prefeito de Setubinha;
Fábio Rodrigues Gonçalves — Prefeito de Novo Oriente de Minas.
Galeria dos ex-presidentes
Antes de dar posse aos eleitos, e abrir espaço para os devidos pronunciamentos, o ainda presidente Daniel Sucupira convidou a todos os presentes para se dirigirem até à recepção da AMUC, onde foi inaugurada a Galeria dos Ex-Presidentes da entidade.
Durante a solenidade de inauguração, alguns ex-presidentes se pronunciaram: Dr. Geraldo Amador (ex-prefeito de Ataléia), Carlos Ruas, o Carlão (ex-prefeito de Pavão), Acássio Coutinho (prefeito de Carlos Chagas), e depois, assim que chegou à AMUC, o ex-prefeito de Ladainha, Aécio Santos, também agradeceu a homenagem.
Acompanhe, no slideshow a seguir, alguns flagrantes do momento da inauguração da galeria:
Pronunciamentos
Assim que tomou posse, o prefeito de Ladainha, Walid Nedir, fez o seu pronunciamento, ocasião em que agradeceu a todos os colegas pela confiança nele depositada, e se comprometeu a lutar para defender, de fato, os interesses dos prefeitos do Vale.
Walid destacou que é simplesmente um absurdo que os municípios da nossa região, que são pequenos e sem recursos, fiquem até cinco meses sem receber o transporte escolar da parte do Governo do Estado, o que compromete de forma direta — e para pior — a qualidade da Educação. Walid criticou, também, o atraso nos repasses do ICMS e dos recursos para a compra de medicamentos e se comprometeu a trabalhar neste sentido, transformando a AMUC numa ferramenta em defesa do interesse dos prefeitos da região. O novo presidente ainda destacou a importância de união com a AMM (Associação Mineira dos Municípios), entidade da qual o presidente que deixava o cargo, Daniel Sucupira, é tesoureiro e membro da diretoria executiva.
O prefeito Acássio de Azeredo Coutinho, de Carlos Chagas, também se pronunciou durante a Assembleia, e disse que neste momento os prefeitos da região precisam estar unidos, pois há muito tempo que um governo do Estado não se mostrava tão problemático como este que aí está. Acássio ressaltou que a gestão que vem sendo dada pelo Governo ao Estado pode acabar inviabilizando as administrações municipais aqui na base.
Terminada a assembleia, foi servido um almoço para todos os presentes ao evento.
………………………………………….
Leia também: